Sai Telemar, entra Oi

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A Oi anunciou a adoção de marca única para os serviços de telefonia fixa, móvel, internet e entretenimento, em substituição ao nome “Telemar”. A partir de agora, a Oi fará parte da vida de 28,6 milhões de usuários. Essa inovação visa fortalecer o posicionamento da companhia. “Inauguramos uma nova etapa na história da companhia. Nossa decisão foi evoluir, para ser mais e maior. O cliente é um só, e não separa as demandas de telecomunicações. Quer ser atendido por uma única empresa, que chegue à sua casa de forma simples e direta. É exatamente o que oferecemos com uma única marca”, diz o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco.

A estratégia da empresa é ter uma oferta completa de serviços de telecomunicação e, com isso, possibilitar serviços convergentes. Para traduzir esse posicionamento a Interbrand, consultoria americana, foi contratada para avaliar a arquitetura de marcas da empresa. A conclusão do estudo mostrou que o cliente teria um melhor entendimento dos serviços convergentes contando com uma estrutura de marca única.

O estudo revelou que o consumidor associa fortemente a Oi com o conceito de convergência. A marca é reconhecida por inovação, ousadia, agilidade e simplicidade. Com essas informações, a conclusão do estudo foi de que a marca Oi seria mais facilmente lembrada e vinculada ao universo de serviços de comunicação, entretenimento e informação, reunidos na estratégia de convergência. O código 31 do serviço de longa distância, referência para o mercado, poderia ser adequado à linguagem visual da Oi.

Depois dessa análise, a consultoria inglesa Wolff Olins, responsável pela criação da marca Oi, iniciou o projeto de adoção da marca única. Todo o processo foi desenhado para ocorrer de forma gradual e faseada. A marca Oi já foi adotada, por exemplo, nas atividades de responsabilidade social da companhia. O Instituto Telemar passou a se chamar Oi Futuro, levando a atitude da marca para um mundo onde arte, tecnologia e cidadania fazem diferença.

Com essa mudança, a partir de amanhã a Oi terá um site único onde o consumidor pode encontrar todo o portfólio de serviços da companhia. Todos os canais de relacionamento com o cliente, sejam eles físicos, eletrônicos ou por telefone, funcionarão como canais de comunicação e esclarecimento para os clientes. O callcenter 103 31, televendas e callcenter do mercado corporativo terão mensagens didáticas sobre a mudança dos serviços. O serviço *144 continua sendo o número de atendimento da telefonia móvel. As lojas Oi, que já realizavam atendimento básico de telefonia fixa e banda larga, continuam a prestar esse serviço.