Santander lança cartilha de segurança na Internet

0
2



O Santander acaba de lançar uma cartilha sobre segurança na Internet, tanto nas atividades de lazer quanto nas transações bancárias pela rede. Distribuída aos funcionários, a cartilha traz dicas para pais e filhos se protegerem no mundo virtual e evitarem problemas com hackers ou outros tipos de criminosos que atuam pela Internet.


“Assim como procuramos nos manter seguros e principalmente proteger as crianças no mundo físico, também precisamos tomar cuidado com os lugares em que elas navegam e as informações que fornecem pela Internet”, alerta Álvaro Teófilo, superintendente de Segurança da Informação do Banco.


A cartilha foi feita em parceria com o Programa Você, do Santander, voltado para a qualidade de vida dos funcionários. Segundo Carla Cristina Correa, coordenadora de Recursos Humanos e do programa, esta iniciativa é importante porque além de dar dicas importantes sobre o tema, estimula o diálogo entre pais e filhos. “Acreditamos que estreitar o vínculo familiar é fundamental para estabelecer uma relação de confiança”, afirma.


Conheça as principais dicas do Banco


Para os pais:


– Instale um anti-vírus e um firewall de qualidade e os mantenha atualizado. Atualize também o sistema operacional do seu computador.


– Certifique-se de que os emails recebidos vieram de pessoas conhecidas. Mensagens de pessoas desconhecidas, como spams, por exemplo, podem carregar recursos tecnológicos para invadir o seu computador.


– Mensagens repetidas ou mal escritas podem indicar programas maliciosos.


– Informações sigilosas, pessoais ou profissionais, no notebook devem ser criptografadas ou protegidas por senhas de acesso aos arquivos. Mesmo que o computador seja roubado, os dados estarão seguros. Aliás, não facilite: evite usar o notebook em locais públicos ou deixá-lo visível no carro.


– Restrinja o acesso a sites de conteúdo adulto ou que você considera perigosos por meio de software de controle de conteúdo.


– Converse sobre o que os seus filhos estão acessando na Internet.


Para os filhos:

 

– Assim como você toma cuidados quando anda na rua, fique atento para não correr riscos no mundo virtual. Não acredite em tudo o que dizem os “amigos” da Internet que você nunca viu nem tem referências.


– Nunca divulgue endereço, telefone, locais onde estuda ou qualquer outra informação pessoal pela Internet, mesmo para conhecidos, pois desconhecidos podem acessar essas informações e tirar vantagens de você.


– Quanto tiver que criar alguma senha, peça ajuda a um adulto para criar uma senha segura, evitando que algum “espertinho” invada o seu computador e cause danos a você e a sua família, ou em seu nome.


– Nem tudo o que você vê na Internet é verdade. Desconfie e sempre converse com a sua família sobre o que você acessa na Internet.


– Você também é responsável sobre suas ações na Internet, quando não toma os devidos cuidados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTAF lança o Fale Fácil
Próximo artigoCongresso de Cobrança na TVip