Santil com foco na sustentabilidade

0
3
Atenta à questão da sustentabilidade e ciente da responsabilidade que pessoas e empresas devem ter em favor ao meio ambiente, a Santil vem colocando em prática várias iniciativas para estimular o consumo consciente e o descarte correto. As medidas têm como objetivo maior despertar a consciência dos colaboradores para a importância do tema. “Dependemos da participação de cada indivíduo e de atitudes conscientes, para avançar no campo da sustentabilidade que, sabemos, envolve aspectos econômicos, equilíbrio social e preservação do meio ambiente”, destaca Karina Jorge Bassani, diretora financeira da empresa.
Há alguns anos a empresa criou programas internos de incentivo ao descarte adequado, ao consumo e utilização racional dos recursos disponíveis. Valores já incorporados no dia a dia da maior parte dos colaboradores e comprovados com o levantamento financeiro dos últimos anos na compra de papéis, envelopes, tintas para impressão e copos descartáveis, por exemplo. Com isso, a Santil tem conseguido reduzir, proporcionalmente, o consumo desses itens. Também tem alcançado resultados positivos em relação à mudança de hábitos. “Hoje, quase todos os funcionários dos escritórios administrativos abandonaram os copos descartáveis e adotaram as garrafinhas ou copos individuais para água”, conta Karina. Do mesmo modo, a coleta seletiva foi implantada em todos os pontos de venda, no Centro de Distribuição e na sede administrativa.
As campanhas para uso racional de papéis e tintas para impressão são regulares. Mais do que mensagens de incentivo e conscientização, os colaboradores já recebem sugestões de ações a serem adotadas. Como procedimentos para imprimir frente e verso, configurar margens e copiar e colar apenas o conteúdo de interesse para impressão. Regularmente, processos operacionais são revisados com o objetivo de diminuir ou eliminar a impressão e arquivo de papéis desnecessários. Envelopes são reutilizados e as sobras de papéis são picotadas e aproveitadas nas embalagens de produtos frágeis. Da mesma forma, sobras de embalagens de papelão e até de pallets de madeira são reaproveitados nas operações de armazenamento e entrega. 
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além das práticas que demonstram respeito e preocupação com o meio ambiente, a Santil está atenta aos aspectos econômicos e sociais, visando bem-estar das gerações futuras e estão totalmente integrados ao conceito de sustentabilidade. Há também iniciativas dirigidas a comunidades externas. Entre elas, estão doações mensais a entidades envolvidas com o cuidado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a distribuição de alimentação a moradores de rua da região central de São Paulo. 
Além disso, nos pontos de venda, a Santil disponibiliza caixas para doação de cupons fiscais, que são encaminhados a uma instituição que presta auxílio a crianças e adultos carentes com deficiência intelectual. Bem como criou, em 2011, Blog EcoSantil, que reúne notícias ligadas à sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente, voltado para colaboradores, parceiros e clientes.