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Satisfação do consumidor em alta



O comércio eletrônico brasileiro iniciou o ano de 2010 em alta na avaliação do comprador on-line. Das pessoas que fizeram compras pela rede em janeiro, 86,28% disseram estar satisfeitas com a transação, segundo o Índice de Confiança do e-consumidor, desenvolvido pela e-bit, em parceria com o Movimento Internet Segura (MIS).

 

Segundo Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, o aumento das encomendas provoca uma pressão na estrutura de entregas e alguns pequenos atrasos acabam impactando na percepção de eficiência do comprador. “Em dezembro e janeiro, o índice costuma cair devido ao grande volume de vendas no Natal e promoções de queima de estoque, aliadas a volta às aulas de janeiro. Mesmo assim, o mês de janeiro de 2010 foi melhor do que 2009,” comemorou.

 

A coordenadora do MIS, Marinês de Assis Gomes, destaca que, no ano passado, este patamar de 86% só foi alcançado no mês de abril. “O resultado do estudo em janeiro mostra que as lojas eletrônicas brasileiras estão cada vez mais preparadas para suportar volumes cada vez maiores de vendas”, disse. Já o diretor executivo da camara-e.net, Gerson Rolim, lembra que o índice de janeiro foi praticamente igual à média obtida em todo o ano de 2009 que foi de 86,3%. “Se considerarmos que em janeiro já tivemos uma marca superior à dos três primeiros meses do ano passado podemos projetar uma média bastante superior para 2010”, comentou.

 

Ao todo foram coletados pela e-bit mais de 140 mil questionários de 01 a 31 de janeiro. Nas pesquisas, os e-consumidores são estimulados a expressar o nível de satisfação com base em 10 quesitos: Facilidade de Comprar, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos.

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