SCPC registra aumento de 2,9% em agosto

0
8


As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo registraram crescimento de apenas 2,9% na comparação entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2005. As consultas ao UseCheque tiveram um aumento de 5,7% na comparação do mesmo período.

De acordo com o superintendente de Economia da ACSP, Marcel Solimeo, a expectativa era de que, após o fraco desempenho de julho, especialmente nas vendas dos bens de maior valor, houvesse um crescimento maior em agosto tendo em vista a melhora da renda, a queda das taxas de juros e o aumento dos prazos no crediário. “Parece que o consumidor, além de endividado, está receoso em assumir novos compromissos, preferindo quitar débitos ao invés de fazer compras”, completa.

Outro dado é que os registros incluídos no cadastro de inadimplentes aumentaram 8,4% em agosto deste ano sobre o mesmo mês de 2005. Já os registros cancelados aumentaram 4%, o que revela um crescimento da inadimplência, compensada em parte pela recuperação de crédito.

Segundo o economista da ACSP, o corte de 0,5% na Selic deve propiciar alguma diminuição dos juros para o consumidor. “A decisão do Copom pode também contribuir para o alongamento dos prazos, permitindo uma maior expansão das vendas do varejo até o fim do ano”, analisa Solimeo.