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Segmentação on-line



Quem acessa o Globo.com pode até imaginar o trabalho que existe para atendê-lo, mas há mais. Por trás do layout e da seleção de conteúdo de sites como G1, Ego, Globo Esporte, Mais Você e muitos outros, além dos profissionais de conteúdo e design, existe uma equipe afiada em estatística e com hardware e software. Esse software é o IBM SPSS Statistics, que ajuda a segmentar os visitantes segundo os perfis. “Trabalhamos em dois âmbitos: no entendimento do perfil do consumidor e no entendimento do mercado em si”, explica Jeremias Klausner, gerente de pesquisas do Globo.com.

 

Do ponto de vista do portal, o consumidor se apresenta de três modos diferentes. Ele pode ser um mero visitante, que consome notícias e produtos de entretenimento; pode ser um usuário que se cadastra para jogar games e participar de fóruns; e também um assinante, que tem e-mail e acessa produtos pagos. É no estudo da primeira categoria que o software tem ajudado o portal Globo.com. Esses estudos são voltados para um objetivo claro: entender o visitante. Isso é feito com base nas informações de navegação ou resposta a pesquisas on-line. “O assinante e o usuário já fornecem diversos dados de forma espontânea, e isso nos ajuda bastante”, diz Klausner.

 

“O nosso maior desafio consiste em entender o visitante, como se comporta e o que gosta de consumir, para que possamos melhorar ainda mais e atraí-lo para nossos sites. A ideia é definir ´tipos de entrega´ de acordo com o perfil do consumidor que chega ao portal, tanto em termos de conteúdo e de serviços quanto de publicidade”, completa. É para reter e captar esses visitantes que a equipe de inteligência da Globo.com estuda esses dados. “A lógica é se eu não atendo bem certo grupo de pessoas, então poderá haver um segmento no qual não penetro adequadamente”, conclui.

 

O retorno do investimento já está aparecendo. Com os dados de segmentação de consumidor obtidos pelas pesquisas, a Globo.com pode desenvolver seus sites de forma mais precisa. O trabalho de segmentação permite ainda que alguns usuários representantes desses perfis sejam convidados, para participar de grupos de discussão.

 

Uma das consequências diretas do trabalho é antecipar tendências. “Quando as pesquisas sinalizarem o início de uma tendência, poderemos chamar alguns consumidores representativos dos segmentos identificados e entender melhor o que está acontecendo”, diz Klausner. Isso passará a ser rotina à medida que novas rodadas de pesquisa permitam comparar o comportamento de variáveis ao longo do tempo.

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