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Como fidelizar o novo consumidor se ele muda de opinião constantemente?

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Thais Antoniolli
Thais Antoniolli

Autora: Thais Antoniolli

A transformação digital mudou completamente a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Muito consciente de sua força, o consumidor 4.0 tem trazido uma série de desafios para as companhias. Mas o seu alto nível de exigência, uma das características mais conhecidas desse novo perfil, não é o único foco para o qual as marcas estão voltando seus esforços.

Com acesso constante a uma infinidade de informações, esses consumidores também costumam mudar de opinião com muita frequência. E, para acompanhar esse ritmo, e não perder seu público-alvo de vista, cada vez mais empresas estão se atentando para a necessidade de investir em ferramentas baseadas em análises preditivas e dados em tempo real.

Isso mesmo! Se por um lado a tecnologia cria complexidades, por outro também apresenta as soluções para superá-las.

Neste contexto, as soluções de análise preditiva oferecem insights importantes e indicam tendências comportamentais cruciais dentro desse novo cenário. Isso se torna ainda mais relevante se levarmos em conta que o consumidor não apenas muda de opinião, mas ajuda a formar outras opiniões a respeito da empresa ao compartilhar, ou até mesmo viralizar, algo negativo – ou positivo – a respeito da experiência que teve ao adquirir produtos ou serviços dela.

O monitoramento constante, em tempo real, dessas mudanças de comportamento dos consumidores é requisito muito importante para as empresas que pretendem estabelecer planos de negócios sustentáveis e assim se manterem competitivas hoje em dia. E em um futuro não muito remoto ele não será apenas importante, será crucial para a sobrevivência de seu negócio.

Thais Antoniolli é presidente da PR Newswire América Latina.