Serasa alerta sobre falsos e-mails

0
14

Diante da circulação de scam (modalidade de spam fraudulento) utilizando indevidamente o seu nome, a Serasa informa que não envia e-mails para notificação ou verificação de pendências financeiras cadastradas em seu banco de dados.

Mensagem fraudulenta tem sido enviada às pessoas informando sobre a existência de pendência financeira cadastrada na Serasa. Os fraudadores buscam induzir a pessoa que recebe o e-mail a clicar em um link supostamente para conhecimento de registros de pendência, com o objetivo de instalar no computador desse destinatário um programa (trojan) que lhes permita, posteriormente, capturar senhas de banco.

A Serasa comunicou à polícia especializada em crimes eletrônicos, desde maio, o fato da circulação na Internet desse tipo de e-mail, e tomou providências jurídicas na busca de evitar recorrências (novos ataques) desse scam.

A Serasa orienta as pessoas que receberem qualquer e-mail desse tipo, que o excluam imediatamente, sem abrir qualquer arquivo anexado ou clicar em link oferecido. Trata-se de um scam. Caso ocorra visita ao site embutido na mensagem, o usuário
receberá um comunicado padrão, tal como “nada consta no seu nome” e, sem seu conhecimento, poderá ser instalado um aplicativo no computador denominado Keylogger (leitor de teclado). Por meio desse trojan (“cavalo de tróia”), o interessado na fraude obtém informações sobre contas e senhas de Internet Banking.

A primeira orientação para esses casos é a não utilização desse computador para transações bancárias enquanto não for detectado, combatido e anulado o trojan (keylogger). Em seguida, comunique econsulte o seu fornecedor de software de vacina anti-vírus sobre quais são os procedimentos para que o trojan seja eliminado.
Os scammers costumam mudar periodicamente a apresentação da mensagem fraudulenta, incluindo registros de autenticação da mensagem, controles, logotipo, na tentativa de enganar os destinatários. Por isso, é necessário atenção permanente.

No site da Serasa (serasa.com.br), em Publicações, no Guia Serasa de Orientação ao Cidadão ? Saiba como reduzir o risco de ser vítima da violência, as pessoas encontram, no capítulo Cuidados de segurança pessoal o tópico “Transações pela Internet”, informações práticas e úteis de como se prevenir contra fraudes eletrônicas.