Sky com nova infra-estrututa tecnológica

0
15


Para substituir o antigo sistema de storage, que não suportava mais expansões, a Sky, empresa que atua há dez anos no segmento de TV por assinatura, adquiriu da Cimcorp, integradora e provedora de soluções de tecnologia da informação e outsourcing, dois servidores EMC CLARiiON CX 500, quatro switches EMC Connectrix, dois sistemas de storage EMC Connectrix e todo o conjunto de software EMC CLARiiON. Com esse investimento em hardware, a Sky ainda pode replicar dados de um site para outro utilizando a tecnologia IP.

A substituição teve que ser feita pois os sistemas de armazenamento antigos baseados em EMC Symmetrix estavam com a capacidade esgotada tanto em termos de espaço, quanto em disponibilidade de conexão de novos servidores. “Além disso, a tecnologia da infra-estrutura anterior era SCSI (Small Computer System Interface) e com o aumento na base de dados e na demanda no acesso a ela, a velocidade proporcionada por esse padrão começou a impactar no desempenho das aplicações”, conta Fernando Simões, gerente de infra-estrutura de TI da Sky.

Após a implantação da nova estrutura de hardware, concluída no final de abril deste ano, a equipe da Sky conseguiu notar sensíveis melhoras na escalabilidade em termos de espaço em disco. A empresa saiu de um patamar de aproximadamente 5 terabytes instalados, sendo 95% disso utilizados, para dois equipamentos que suportam, no total, até 60 terabytes brutos, tendo sido instalados, inicialmente, 7,5 terabytes. “Com isso, garantimos uma estrutura instalada capaz de suportar o nosso crescimento”, explica Simões, acrescentando que “a Sky também observou uma melhoria nas aplicações OLTP (online transaction processing) em torno de 30% e ganho de 90 minutos na carga diária do datawarehouse”.

Para chegar a esses resultados, a Sky investiu cerca US$ 700 mil e a opção pela Cimcorp baseou-se na experiência de relacionamento que a empresa já mantinha com a Cimcorp devido a projetos anteriores, além da variedade de produtos e serviços que a integradora oferece. Por essas razões, a Sky já pensa na contratação da Cimcorp para outros projetos futuros que envolvem a implementação de soluções ILM (Information Lifecycle Management – gerenciamento do ciclo de vida da informação) em ambiente de datawarehouse e a substituição de servidores de bancos de dados.