Smart Banking promete impactar as operações financeiras

0
1

“A solução é um passo à frente em Internet Banking”, afirma Claudio de Almeida Prado, CEO da Pulso. “Com ela, as instituições financeiras poderão oferecer aos seus clientes um serviço diferenciado, prático e que atende às demandas crescentes por agilidade na gestão de recursos imposta pelo Sistema de Pagamento Brasileiro”. Além disso, este tipo de solução pode popularizar ainda mais o uso de Internet Banking pelos clientes, pois todos que utilizam o Office e a Internet são potenciais usuários do Smart Banking.

O Smart Banking é uma solução inovadora que alia a conectividade da Internet com o poder das ferramentas do Microsoft Office System, garantindo a milhões de usuários realizarem suas operações financeiras, em tempo real, a partir de qualquer aplicativo da suíte mais utilizada em todo o mundo. Trata-se de um módulo, desenvolvido pela Pulso em conjunto com a Microsoft, para ser instalado no servidor de Internet Banking das instituições financeiras, com base nos modernos conceitos de Web Services, Smart Clients e OCC (clientes ocasionalmente conectados), com altíssimo nível de segurança.
“A Microsoft tem trabalhado junto a parceiros com grande experiência na indústria, que transformam o valor de plataforma em valor de negócio para nossos clientes. A Pulso mostra isto utilizando as potencialidades do Office System para desenvolver esta solução de Internet Banking extremamente poderosa, com uma interface amplamente conhecida do mercado”, ressalta Ilno Mendonça, gerente de marketing para a vertical finanças da Microsoft Brasil.
O Smart Banking permite aos usuários – especialmente pessoas físicas e empresas de pequenos e médios portes – , customizarem a interface de Internet Banking de acordo com suas necessidades mais específicas, ampliando a produtividade na movimentação de suas contas. As informações financeiras dos clientes poderão ser atualizadas, em tempo real, diretamente de planilhas Excel, possibilitando, por exemplo, a gestão de portifólio de investimentos, cash management, simulações, operações de pagamento, contas a pagar e folha de pagamento. Relatórios financeiros poderão ser atualizados de forma dinâmica dentro do Word; débitos e créditos controlados diretamente no Access, assim como eventos futuros, como pagamentos e resgates de investimentos, sinalizados no calendário do Outlook.
Para viabilizar o desenvolvimento da aplicação, compatível com qualquer plataforma de Internet Banking do mercado, a Pulso e a Microsoft utilizaram os arquivos XML, recursos de comunicação com a Web, já disponíveis na versão 2003 do Office. Foi criado um framework para integração da suíte da Microsoft com base nos chamados Web Services (mecanismos de comunicação entre usuários e aplicativos). Toda a parte de segurança do sistema está apoiada na tecnologia do Single SignOn, uma ferramenta de segurança da Pulso que permite implantar e gerenciar, com simplicidade, uma solução completa de permissões de acesso aos portais e sites.