Sobe volume de cheques devolvidos

0
3



Dados nacionais da Equifax, empresa fornecedora de soluções para gestão de negócios, indicam que no mês de maio foi registrado um volume de 2.403.713 cheques devolvidos. O mês de maio apresentou um aumento de 0,87% em relação a abril de 2008. Porém, o indicador foi 23,05% inferior quando comparado maio de 2007.


Segundo Alcides Leite, coordenador do centro de conhecimento Equifax, o pequeno aumento do volume de cheques sem fundos em maio deve-se a efeitos sazonais, como ocorre em todos os meses de maio, desde 2004. “Isto ocorre porque que no mês de abril os dados de inadimplência são gerados, na maioria, por cheques emitidos no mês de fevereiro, mês de baixa emissão de cheques”, explica. Neste ano, no entanto, o aumento verificado em maio foi bem menor do que os registrados em anos anteriores, tanto em termos relativos quanto absolutos. A diminuição no índice foi possível graças à situação mais confortável do rendimento familiar.


Quanto ao volume de títulos protestados, dados da Equifax mostram que em maio houve uma queda de 10,05% em relação a abril e um aumento de 1,59% em relação a maio de 2007. Em maio foram registrados 768.429 protestos contra 854.277 registrados em abril e 756.403 em maio do ano passado. A queda do volume de títulos protestados representa uma correção em relação aos meses anteriores, cuja inadimplência nesta modalidade de crédito registrou crescimento muito elevado. A tendência é de que o volume de títulos protestados ao longo de 2008 volte aos patamares registrados nos anos anteriores.