Solução de RH integra funcionários

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A Getronics, uma das maiores integradoras de soluções em TI e Telecom do Brasil, lançou o programa RH Vai Até Você para manter integrados profissionais que trabalham fora de Getronics quase o todo o tempo. Por meio dessa estratégia foi possível manter a identidade de uma empresa onde 40% dos seus funcionários trabalham alocados internamente em clientes. “Era fundamental que esses colaboradores, mesmo distantes da sede, sentissem-se integrados com toda a equipe, motivados e bem-informados sobre tudo o que acontece na corporação”, ressalta Paulo Pichini, diretor geral da Getronics do Brasil.
Graças ao programa RH Vai Até Você, essa e outras metas foram atingidas. “Conseguimos aumentar a integração e a auto-estima dos funcionários que trabalham internamente em nossos clientes, além de deixar um canal sempre aberto para ouvir esses colaboradores”, explica Luiz Cláudio Amaral, diretor de RH da Getronics do Brasil. “Essa conquista ganha ainda mais valor quando se percebe que, tipicamente, o funcionário instalado na casa do cliente tende a perder o contato com a sua empresa de origem, pode passar por conflitos de identidade que, fatalmente, afetariam sua performance e engajamento profissional”.
A área de de Recursos Humanos agenda visitas periódicas para ir até o cliente e conversar com os funcionários Getronics, que aproveitam para tirar dúvidas e conhecer melhor os benefícios oferecidos. “Todas as perguntas que não fariam por e-mail podem ser resolvidas em poucos minutos e, o mais importante, nenhuma pergunta fica sem resposta”, explica Amaral. Quando a equipe de Recursos Humanos não consegue solucionar a dúvida do funcionário durante a visita, a resposta é enviada posteriormente por meio de e-mail ou telefone.
A iniciativa vem dando certo. Com dois anos de Getronics, André Luiz Cazé, analista de suporte, está há um ano e meio trabalhando internamente na Bayer e revela que, antes do programa RH Vai Até Você entrar em cena, muitas das suas dúvidas, como o acesso a bolsa de estudos, não eram nem sequer reveladas. “Aqui do cliente, não temos acesso a Getranet (intranet usada pela corporação como veículo de comunicação interna) e as novidades da empresa chegam por e-mail”, explica o analista.
Para esclarecer dúvidas sobre os benefícios da empresa, funcionários alocados em clientes dispunham de apenas duas opções: usar o telefone ou encaminhar um e-mail para o departamento de RH. “Mas, como não conhecíamos a equipe do departamento, na maioria das vezes nem entrávamos em contato”, comenta Cazé. Hoje, já não existe esta barreira. Com o programa, os funcionários solucionam pessoalmente as suas dúvidas durante as visitas. “Estamos mais integrados”, menciona o analista.

Ronaldo Teixeira Barreto, coordenador de projeto de help desk e call center da Getronics, reconhece que para quem trabalha no regime de outsourcing, é natural, com o tempo, se distanciar da cultura da empresa e adotar a identidade do cliente. “RH vai Até Você é uma iniciativa importante na reaproximação do funcionário”.
Luiz Cláudio Amaral já está comemorando o sucesso do programa. “O crescimento da participação em programas internos da empresa é prova disso”, afirma. “Antes, quando chegava o final do ano, nosso funcionário tinha de optar entre vir à festa de Getronics ou participar do encontro promovido pelo cliente onde trabalha. Era comum que se optasse pela festa do cliente, em vez da nossa”. Com o programa RH Vai Até Você, esse quadro mudou. “Isso significa que conseguimos um meio rápido para compartilhar conhecimentos e experiências, e prontidão para resolver a demanda do funcionário”, conclui Amaral.