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Solução para alavancar negócios

Autor: Vitor Peçanha
O conceito de Inbound Marketing vem crescendo no Brasil, mas mesmo com essa aceleração ainda existem muitas pessoas e empresas que não têm o real conhecimento de todas as métricas utilizadas. Se comparado a empresas dos Estados Unidos, por exemplo, vemos que o conhecimento é muito mais difundido, porque o conceito já existe há mais tempo. Segundo uma pesquisa feita pela Rock Content, 69% das empresas no Brasil já utilizam o Inbound Marketing, porém, muitas vezes, não sua metodologia completa. 
No país, ainda há um baixo uso e conhecimento das diferentes plataformas disponíveis para disseminar o conteúdo e captar novos leads, mas esse cenário está mudando e o Inbound ganha cada vez mais espaço no mercado. O “marketing de atração” tem como base desenvolver e promover conteúdo para determinado público-alvo, visando conquistar, atrair e fidelizar clientes, ao invés de somente comprá-los. Por isso, costumo dizer que o desenvolvimento se baseia em uma boa estratégia focada em resultados. 
Nos últimos anos, o marketing eficaz está parecendo cada vez menos com um alerta (que distrai) e mais com um ímã (que atrai). Os consumidores querem ter acesso a informação e não serem interrompidos cada vez que um anúncio é veiculado. As empresas que souberem produzir o melhor conteúdo e arranjarem formas de disseminar a informação, consequentemente atrairão mais públicos, fecharão mais negócios e conquistarão mais fãs.
A metodologia do Inbound é um processo no qual seu potencial cliente passa por diversas fases e transformações. Em minhas palestras digo sempre que existem quatro etapas importantes para que o Inbound Marketing funcione, são elas: atrair o usuário por meio de conteúdo de qualidade até que ele se torne um visitante, após isso é necessário convertê-lo em lead por meio de landing pages ou formulários para então gerar um relacionamento até que ele feche a compra com sua empresa.
Engana-se quem pensa que o Inbound termina após a compra efetuada. Na quarta etapa, posteriormente à conversão de um lead em cliente, é hora de transformá-lo em um promotor da sua marca. Isso faz com que eles façam mais negócios e sejam, em geral, mais satisfeitos com a empresa.
Para concluir podemos dizer que o Inbound Marketing é sim a “bola da vez”, mas que não é tão simples quanto algumas pessoas pensam. É preciso análise, planejamento e conhecimento de seu público-alvo para gerar mensagens que possam impactar positivamente seu negócio.
Vitor Peçanha é co-fundador da Rock Content

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