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Sustentabilidade no comportamento do consumidor




 

O consumidor sabe identificar produtos sustentáveis? Como o compromisso com a sustentabilidade impacta as decisões de compra dos consumidores? Será que a cadeia de abastecimento está preparada para atender esse consumidor consciente? Para responder a essas e outras questões, a GS&MD – Gouvêa de Souza realizou pesquisa com consumidores de 17 países. O estudo “Metaconsumidor – a sustentabilidade na visão do consumidor global” entrevistou 8.500 pessoas on-line em todo o mundo e mais 500 pessoalmente no Brasil, em São Paulo, Recife (PE) e Porto Alegre (RS).

 

O estudo mostra que o Brasil está alinhado com as tendências mundiais em relação ao entendimento e preocupações com a sustentabilidade. Em alguns itens específicos, existe até mais consciência no Brasil do que na média dos demais países pesquisados. Outra característica do consumidor brasileiro é relacionar a sustentabilidade com conceitos como meio ambiente e reciclagem de lixo.

 

“Esses temas estão mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Além disso, não há no Brasil políticas públicas claras sobre o tema e as empresas é que estão sendo as protagonistas da sustentabilidade, o que faz com que alguns setores ou atitudes sejam mais evidentes para o consumidor local”, explica Marcos Gouvêa, diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Outra constatação é que o consumidor global está disposto a pagar até 7,6% a mais por produtos que ele reconheça como sustentáveis. “O índice apurado no Brasil para esse quesito é de 8%, o que mostra o alinhamento do brasileiro em relação ao tema”, explica Gouvêa. Outro dado nessa linha é de que 44% dos brasileiros acreditam tomar atitudes em prol da sustentabilidade, contra 38% da média mundial.

 

Em todos os países, as respostas dos consumidores foram fortemente influenciadas pela mídia, ONGs e pela sua própria percepção de necessidade de mudança. “Estilo de vida, cultura e condições recentes do país influenciam muito mais que nível de renda, escolaridade ou faixa etária”, comenta Gouvêa.

 

Ainda de acordo com o estudo, alguns recados ficaram evidentes para os varejistas e para a indústria, como o fato dos consumidores afirmarem ter dificuldade de reconhecer se o produto é ou não sustentável. Mundialmente, 20% dos consumidores querem obter mais informações sobre produtos sustentáveis, contra 65% dos paulistas. “Fica evidente que a comunicação, seja na embalagem ou no ponto de venda, ainda não está sendo percebida pelos consumidores”, constata Gouvêa.

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