Suzano Papel e Celulose adota solução de BI

0
0


Para aprimorar o processo de produção, a Suzano Papel e Celulose está migrando da plataforma AIX com banco de dados Informix, da solução OptiVision, para .Net (Microsoft) e implantando também uma solução customizada de Business Intelligence (BI) chamada NEO, desenvolvida pela W5 Solutions. O objetivo é obter relatórios gerenciais e estratégicos para a alta direção da companhia.

O projeto de migração começou em fevereiro de 2006 e tanto o OptiVision, que é a solução que gerencia o processo de produção realizado no chão-de-fábrica, quanto a solução de BI entraram em operação em novembro último. Inicialmente a implantação ocorreu apenas nas duas fábricas de Suzano (SP) e a planta de Mucuri (BA) deverá aguardar até o ano que vem. O start-up nas máquinas levou cerca de 3 a 4 horas. “Nós não podíamos demorar na migração, a produção funciona no esquema 24 x 7 e é importante não comprometermos o processo”, afirma o Gerente de TI da Suzano, José Carlos Costa.

De acordo com José Carlos, a mudança de plataforma e a implantação dessa nova solução de BI customizada têm como objetivo oferecer mais flexibilidade e melhorar o desempenho na extração das informações, garantindo assim uma inteligência maior nos negócios. “Não tínhamos nenhum sistema de BI voltado para o processo de produção e quando resolvemos mudar a plataforma do OptiVision para .Net conhecemos a W5 Solutions. Pelo fato da W5 ter experiência em SQL Server, ou seja, plataforma Microsoft, escolhemos a solução deles”, conta o executivo.

Segundo o diretor comercial da W5 Solutions, Marcos Abéllon, “a solução que desenvolvemos customizada para a Suzano permite a extração dos dados e a elaboração de relatórios utilizando o Reporting Services, que fornece uma visão corporativa e dos negócios para empresa desde o chão de fábrica até os diretores. O sistema, que roda 100% web, é totalmente sobre a plataforma Microsoft e possui implementação automática no SQL Server 2005”.