Taxa de juros estável

0
11


As taxas de juros de operações de crédito apresentaram em junho comportamentos distintos, de acordo com os dados da Pesquisa de Juros da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Nas operações de crédito para pessoa jurídica das quatro linhas pesquisadas uma foi elevada (desconto de cheques) duas foram reduzidas, (capital de giro e desconto de cheques) e uma ficou estável (conta garantida). Na média de todas as linhas de crédito, a taxa de juros ficou estável em 4,50% ao mês (69,59%) ao ano.

Nas operações de crédito para pessoa física das seis linhas pesquisadas uma foi elevada (empréstimo pessoal-bancos), três ficaram estáveis (juros do comércio, cartão de crédito e cheque especial) e duas foram reduzidas (CDC-Bancos e empréstimos pessoais – financeiras. Na média de todas as linhas de crédito, a taxa de juros ficou estável em 7,65% ao mês (142,20% ao ano).

“Esta estabilidade das taxas de juros média tanto para pessoa física como para pessoa jurídica é reflexo da última reunião do Copom que manteve inalterada a taxa de juros básica (Selic) em 19,75% ao ano após um período de nove elevações consecutivas da Selic”, analisa o coordenador da pesquisa, Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice presidente da Anefac.