A TCS – Tata Consultancy Services pretende reforçar a oferta de produtos e serviços voltados ao mercado brasileiro de bancos, seguradoras, bolsas e corretoras de valores, câmaras de compensação e outras áreas do mercado financeiro. O objetivo da consultoria indiana é expandir a receita no país proveniente da vertical de finanças, que mundialmente responde por 45% do faturamento da companhia e acumula crescimento de 8% no último exercício financeiro.
A TCS busca novos contratos para a prestação de serviços considerados estratégicos pelas empresas, como consultoria de negócios em TI, eficiência operacional e terceirização de processos (BPO). As ofertas convencionais continuam mantidas, como desenvolvimento e manutenção de aplicações, implementação de sistemas de gestão (ERP), fábrica de software, testes e arquitetura orientada a serviços (SOA).
Um dos produtos customizados para o mercado brasileiro será a plataforma BaNCS, que consiste em um software para gestão da operação financeira com ferramentas de TI que podem ser implementadas de forma integrada ou então separadamente. Entre elas estão soluções em gestão de risco (risk management), core banking e anti-lavagem de dinheiro (anti money laundering). A plataforma BaNCS pode ser adaptada às regulamentações e regras de compliance estabelecidas pelos órgãos competentes de cada país.
“Temos um mercado interno ávido por soluções de TI focadas na otimização de recursos, padronização e agilidade dos processos, sobretudo no atual cenário de fusões e aquisições e com a crescente internacionalização das instituições financeiras brasileiras”, explica Ailtom Nascimento, vice-presidente comercial da Tata Consultancy Services do Brasil. “O importante é que as soluções se adaptem facilmente ao negócio do cliente, ampliando a possibilidade de sucesso e geração de receita”, completa.