Tecnologia a serviço da saúde

0
5



Qualidade no atendimento e na entrega de medicamentos. Esse foi o principal resultado obtido com 100% de informatização das unidades de atendimento de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, utilizando equipamentos vendidos pela Tecnoworld. A fabricante vendeu os mais de 6 mil thin clients necessários para a operação e agora ajuda o usuário que utiliza o serviço municipal.


Segundo Heloísa Helena Andreeta Corral, da assessoria de TI da Secretaria, o projeto vem sendo implementado desde 2004. São mais de 650 unidades de saúde divididas entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Supervisão Técnica de Saúde, Supervisão de Vigilância de Saúde, Laboratórios Municipais, Centro de Atendimento Psico-Social (Caps), Centro de Cooperativa e Convivência (CECCO), Unidade de DST Aids, Unidade de Saúde do Trabalhador e Atendimento Médico-ambulatoriais (Amas).


A escolha do thin client foi feita não só pelo ROI da infra-estrutura, mas também para evitar furtos. “Estamos investindo na automação de bases inseridas em regiões de periferia e assim como acontece nas escolas, temos altos índices de roubos de peças de informática. Isso não acontece com os thin clients”, explica a executiva.


Além disso, o sistema da Secretaria Municipal da Saúde é web e totalmente interligado. O thin client facilita a administração e a manutenção da equipe de TI, além disso a interface é bem aceita pelos funcionários por ser muito semelhante a um PC. “Utilizamos para o atendimento e para distribuir os medicamentos. Foi tão bem aceito que já solicitamos mais mil unidades para compra em 2008, devido a ampliação da rede de atendimento municipal”, afirma Heloísa.