Tecnologia auxilia HSBC na contratação de equipe

0
8


O Grupo HSBC instalará uma nova empresa de tecnologia em Curitiba, a HSBC Software Development (Brasil), que terá por objetivo o desenvolvimento de soluções de informática e prestação de serviços com exportação de tecnologia de ponta para outras unidades do Grupo HSBC. Para estruturar uma base sólida no país, com profissionais altamente capacitados, foi vital para a empresa a seleção de líderes de equipes que absorvessem o modelo de offshoring praticado na Índia pelo maior GLT do Grupo, mediante estágio de três meses naquele país.

“Essas contratações iniciais foram muito estratégicas, pois buscávamos pessoas para assumir o desafio de transmitir todo o conhecimento adquirido para a equipe em formação”, afirma o CEO do GLTb, Jacques Depocas. A HSBC Software Development (Brasil) escolheu a Profiles Brasil para ajudá-la nesta iniciativa. Até o fim do ano, o GLTb planeja contratar mais de uma centena de funcionários.

Na etapa inicial do projeto, foram selecionados sete profissionais com o apoio das soluções Profiles, que possibilitam o cruzamento das informações provenientes dos candidatos com as necessidades da empresa, determinando o grau de compatibilidade com os cargos. Como o GLTb está investindo muito nestes profissionais, com viagens internacionais e treinamento, é ainda mais imprescindível que não haja falhas nas contratações.

“A tecnologia da Profiles proporcionou confiança na contratação, já que tivemos uma visão diferenciada do profissional e garantias de que escolhemos a pessoa ideal”, afirma Jacques. Além disso, a solução gerou um perfil para cada funcionário, que poderá ser utilizado para conduzir a carreira desses profissionais na empresa. “Com esses dados, podemos avaliar se aquela pessoa tem as características ideais para ser promovida ou para assumir um novo posto. Isto é importante para evitar erros e situações onde um funcionário altamente produtivo pode se tornar um funcionário desmotivado”, avalia.

Outro benefício alcançado com as soluções da Profiles Brasil é o conceito “Pessoa Total”, que defende a importância das empresas possuírem um panorama geral do ser humano e não apenas a sua qualificação profissional. Assim, aspectos importantes também foram pesquisados, como por exemplo, confiabilidade, persistência, capacidade de aprendizado, habilidade verbal e aspectos éticos. “A solução fornece informações muito úteis para administrar melhor o funcionário. Por exemplo, verificamos se aquela pessoa gosta de ser elogiada, se trabalha melhor com feedback, entre outras coisas”, diz o diretor do GLTb.

Segundo o executivo, ao contratar a pessoa certa para determinada função, o funcionário se torna muito mais produtivo e contribui para o sucesso da empresa. “Quando o profissional é tratado de acordo com suas principais características, ele fica mais motivado e tende sempre a melhorar”, conclui.