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Tecnologia como fidelização

Com um avanço tímido em abril – 0,5% a mais de vendas e 1,2% de crescimento na receita nominal, segundo dados do IBGE, o comércio varejista brasileiro está emuma busca constante para conquistar e fidelizar o novo shopper. Seguindo a tendência do varejo latino-americano, a aposta é na tecnologia e o objetivo é claro: proporcionar experiências de compra diferenciadas. A conclusão foi apontada pela pesquisa da Zebra Technologies, em parceria com a IDG Connect, realizada com profissionais de TI e marketing em empresas de varejo do Brasil, Chile, México e Colômbia. Segundo o estudo “O consumidor conectado na América Latina: como os varejistas latino-americanos podem aprimorar a experiência dos clientes dentro das lojas”, 82% dos entrevistados oferecem conectividade aos clientes dentro da loja por meio de aplicativos de fidelização. E, entre os países entrevistados, os varejistas brasileiros eram os mais empolgados.
Um exemplo dessa transformação no mercado é a CataMoeda, com mais de 210 máquinas instaladas pelo país demonstram como os comerciantes estão focados em aproveitar soluções tecnológicas para melhorar o dia a dia nas lojas e inovar na experiência dos clientes. “Um serviço focado na excelência da experiência do usuário cria um laço emotivo com o consumidor, fidelizando-o e em muitos casos o tornando um divulgador da sua marca”, destaca Victor Levy, CEO e idealizador da empresa. Assim, o CataMoeda permite trocar moedas e receber um vale-compras no estabelecimento ou trocar por cédulas e doações para instituições beneficentes. Além de ser uma opção atrativa ao consumidor, o equipamento é uma forma de fidelizar clientes com ofertas e também soluciona a falta de troco no comércio brasileiro. 
Gestão eficiente reflete na experiência
Não são apenas as tecnologias voltadas para uso direto do consumidor final que transformam a experiência de compra e favorecem a fidelização do shopper. Para o cofundador e diretor da Involves, Rodrigo Lamin, a gestão eficiente do ponto de venda pode ser fator decisivo para influenciar uma compra e motivar o cliente a visitar o local mais uma vez. Infelizmente, segundo o mesmo estudo, apenas 46% dos entrevistados fazem um uso inteligente de dados para melhorar a experiência do consumidor, aumentar os níveis de satisfação com o atendimento e realizar o monitoramento dos pontos de venda.
“Oferecemos uma plataforma para o segmento de trade marketing, que ajuda os gestores a entender de maneira mais assertiva o ROI das ações realizadas pelos promotores de venda, profissionais que atuam onde mais de 70% das decisões de compra são tomadas, ou seja, no PDV”, conta Lamin. 
Lançado em 2008, o Agile Promoter figura como uma tecnologia disruptiva, que orienta indústria e varejo nas estratégias de relacionamento com os shoppers. De acordo com o diretor, por meio da plataforma web e mobile, é possível acompanhar em tempo real a performance dos processos de execução de merchandising e a assiduidade da equipe de campo. “A L’Oréal, por exemplo, conseguiu comprovar um ganho de mais de 200% de produtividade da equipe, após a implementação em sua operação no Brasil”, revela ele. 

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