Tecnologia contra fraudes em documentos

0
0


A Divisão TI da Sycad, empresa brasileira que oferece soluções de alta tecnologia para diversos mercados, anunciou que vai distribuir, com exclusividade, para toda a América Latina, a tecnologia PenflowÒ de biometria para verificação de assinaturas estáticas e em documentos eletrônicos.

Desenvolvida pela WonderNet, empresa israelense de soluções tecnológicas, a solução armazena, dinamicamente, as variações de cada assinatura e, com uma análise baseada em parâmetros biométricos, tais como, pressão, aceleração, velocidade, e ritmo com que cada pessoa assina, cria um perfil pessoal original considerando, inclusive, as flutuações naturais que ocorrem na assinatura de cada pessoa. A inclusão da imagem da assinatura no documento permite a imediata identificação do autor e o mecanismo de criptografia de 1024 bits preserva a integridade da assinatura, impossibilitando alterações.

O sistema é fácil de usar e não requer alterações em modalidades ou em hábitos de assinatura. Por meio da análise científica, com parâmetros biométricos únicos de cada indivíduo é gerado o “perfil pessoal”, que pode ser criptografado pelo PenflowÒ e armazenado em Bancos de Dados, Smart Cards, Token Cards, entre outros. O usuário do PenflowÒ terá a assinatura validada em poucos segundos por meio de LANs, WANs, VPNs ou Internet. Para isso, basta assinar com uma caneta especial sobre um tablet digital para que o software busque no Banco de Dados o perfil de sua assinatura. E, com um dispositivo móvel, por exemplo, o usuário poderá assinar documentos de qualquer parte do mundo.