Tecnologia e interatividade para atrair o cliente

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Em 2003, 24% dos clientes que compraram imóveis na Gafisa tiveram como primeiro contato com a empresa, sua homepage ou passaram, em algum momento, pelo site na busca por informações, gerando vendas no valor de R$ 70.469.248,40. Esse número demonstra a importância do atendimento bem estruturado online, já que 50% dos relacionamentos foram estabelecidos pelo chat (10.037 pessoas acessaram em 2003) e e-mail (4.463 e-mails recebidos em 2003). Ainda no ano passado, o site da Gafisa gerou um total de 1.783 clientes prospects. Hoje, a empresa recebe uma média de 87.500 visitantes/únicos por mês.

Em São Paulo, as vendas pelo site da Gafisa apresentaram em 2003 um crescimento de 81%, com relação a 2002. Outra informação importante é que 24% do resultado de vendas, no ano passado, originaram-se pelo site. No Rio de Janeiro, esse número é ainda maior: no mesmo período, o crescimento de vendas pela internet alcançou 300% e as vendas, com origem nessa ferramenta, foram de 34%. “Essa diferença se deve principalmente as diferenças no mercado, no Rio de Janeiro, há menor concorrência e, por isso, os resultados parecem tão discrepantes, mas na realidade, são proporcionais”, explica Odair Senra, diretor de Incorporação da Gafisa.

Hoje, o site é desenvolvido pela adição de hotsites – sites individuais para cada obra lançada e em andamento – que permite aos clientes e interessados visualizarem todas as informações possíveis, como a ficha técnica, foto das plantas, tour virtual, evolução da obra, via de boleto para pagamento, pré-reserva, personal line, etc.
O acabamento faz a diferença
Desenvolvido pela Oficina da Imagem, o maior destaque é o sistema de pré-reserva online, que oferece ao usuário a possibilidade de cumprir pela Internet todas as etapas da compra do imóvel, desde conhecer o empreendimento, por meio de um passeio virtual 3D, até escolher as plantas e compor o acabamento do imóvel, permitindo a visualização de diferenças de preços do material escolhido. O site também apresenta os preços dos imóveis.
Esse sistema tem atraído compradores e prospects que residem fora do eixo Rio-São Paulo, que é onde a Gafisa atua, inclusive moradores de fora do Brasil, que trabalham ou vivem em países estrangeiros, porém desejam comprar imóveis no País. Cerca de 10% dos acessos ao site são de outros países, como Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Japão e Havaí.
Para quem comprou imóvel, o site da Gafisa disponibiliza a área de relacionamento exclusivo com seus Clientes, o Gafisa Open Door, um clube de vantagens, além de outros serviços como o manual do proprietário, segunda via do boleto bancário, assistente financeiro, extrato online e simulador de parcelas.
O público, que visita a homepage da Gafisa, é composto por homens e mulheres, entre 25 e 40 anos, com nível superior. O maior interesse é das mulheres, que no caso dos imóveis, geralmente têm o papel de decidir efetivamente a escolha da compra. O endereço do site é www.gafisa.com.br