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Tecnologia integrada aos negócios

A KSR Distribuidora – unidade de negócios da Votorantim Celulose e Papel (VCP) e distribuidora de papéis e produtos gráficos – decidiu adotar, em 2001, uma estratégia de negócios focada no relacionamento com os clientes e na excelência operacional, cuja estrutura de apoio é a utilização de sistemas de Tecnologia da Informação. Em 2004, a KSR consolidou os investimentos na área de TI e começou a colher os resultados da integração entre sua estratégia de negócios e os novos sistemas de tecnologia. Entre estes ganhos se incluem a automatização de grande parte de suas operações, a otimização dos processos, a ampliação do volume de informações sobre os clientes e a maior agilidade nas entregas.
“Em todas as áreas estamos obtendo melhores resultados em função dos investimentos em tecnologia realizados entre 2001 e 2003”, conta João Lalli Neto, diretor geral da KSR Distribuidora, ao destacar que a empresa criou uma base tecnológica muito avançada. “Isso nos permitiu integrar todos os processos de venda e distribuição de produtos, personalizar o atendimento e enxergar tudo o que acontece em todas as pontas da cadeia de distribuição, de forma simultânea”, conta ele.
Sustentada em três pontos – programas de relacionamento, técnicas de gestão e excelência operacional -, a estratégia de negócios da KSR tem como base da operação o R/3, o programa de ERP da SAP.
Ao R/3 estão integrados o sistema de CRM (Customer Relationship Management), o BW (Business Information Warehouse); programas específicos da área de logística, como o POVE (Planejamento Operacional de Vendas e Estoques); o Transportation – voltado ao gerenciamento de fretes e entregas -, o WMS (Warehouse Management System) – que controla todo o estoque e movimentação de materiais -, e o KSRonline, site de comércio eletrônico da empresa, entre outros.
Com a integração dos sistemas e a implantação do programa de CRM, a área de vendas, por exemplo, conseguiu ter disponíveis mais informações sobre os clientes, o que possibilita identificar com maior precisão suas necessidades.
À medida que mais exigências vão surgindo, a KSR investe em novos sistemas, que são implantados a partir dessa base tecnológica. “Hoje podemos desenvolver programas específicos para melhorar o desempenho em cada uma das áreas da empresa”, lembra Lalli Neto, ao ressaltar que logística e vendas são duas áreas bastante beneficiadas.

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