Tendências para o varejo em 2012



O Grupo Assa, companhia do ramo na transformação de processos de negócio, aponta que a tendência para o varejo brasileiro em 2012 é a convergência dos canais de venda, o chamado Omnichannel (Oni-canal). Com uma abordagem mais eficiente do cliente, padronização de processos e preços, e mudança conceitual de foco – do produto para o cliente, tudo suportado pela tecnologia, o setor percebe a necessidade de mudança gerada por esse novo cenário de competitividade.

 

Para a empresa, os sistemas convencionais (Sistemas de Suporte à Operação) de tecnologia continuarão a ser utilizados em conjunto ao desenvolvimento de soluções específicas, novos aplicativos e cloud computing. E as novas ferramentas, por sua vez, irão se configurar como viabilizadores operacionais, a exemplo do QR code e do RFID. “A TI tem o desafio de prover o varejo com soluções customizadas para atender às necessidades de margem reduzida de lucro e interesses do consumidor”, comenta Marcio Caputo, vice-presidente do Grupo Assa. “É preciso associar os antigos sistemas às novas aplicações, o que fará com que o setor aumente sua eficiência operacional e mantenha sua margem de lucro”.

 

Para a companhia, as quatro tendência para o varejo brasileiro e mundial, em 2012, são: Omnichannel, conceito baseado na igualdade entre canais como loja física e loja virtual, seja esta última na internet ou móvel; Marketing one to one, usar as informações disponíveis dos clientes (internas e externas à empresa) da forma mais personalizada possível; A loja não é mais o único ponto de venda, estudos do comportamento dentro da loja indicam como criar pontos de inspiração, desde a entrada até o momento da saída; e Comprador e consumidor, é preciso olhar para os hábitos do consumidor e para as motivações do comprador. Equilibrar esses dois pontos é fundamental.

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