Tentativas de fraude na web crescem 209%

0
2



O CERT.br – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil divulgou as estatísticas de relatos enviados espontaneamente por administradores de redes e usuários envolvendo redes brasileiras em 2008. O total de notificações recebidas no período foi de 222.528, um aumento de 39% em relação a 2007. As tentativas de fraude somaram 140.067 relatos, representando um crescimento de 209% em relação ao ano anterior.

 

De acordo com a equipe do CERT.br, o aumento das tentativas de fraude está relacionado, principalmente, ao crescimento de eventuais notificações de quebra de direitos autorais por meio da distribuição de material pirata em redes P2P (Peer-to-Peer). Em 2008, esse tipo de abuso alcançou 108.242 notificações, correspondendo a um crescimento de sete vezes em relação a 2007.

 

Assim como em 2007, as notificações de ataques a servidores web também aumentaram, registrando um avanço de 149%. “O objetivo desse tipo de ataque é explorar vulnerabilidades em aplicações e, em alguns casos, hospedar cavalos de tróia utilizados para fraudes”, relata Cristine Hoepers, analista de Segurança do CERT.br. Cristina recomenda manter os softwares sempre atualizados e desabilitar a execução de scripts no browser ou leitor de e-mail, para evitar que esse tipo de código seja instalado no computador.