A fabricante de recipientes térmicos Termolar contratou os serviços da Proceda para a implantação de um sistema de reposição automática de estoque. O software, denominado Restok, já está em fase de testes nos quatro centros de distribuição da empresa gerenciando o estoque e a demanda de produtos das 180 lojas da rede de supermercados Sonae, que incluem o BIG, Nacional, Mercadorama, Cândia Hipermercados e Maxxi Atacado. Com o novo serviço, a Proceda processa as informações dos centros de distribuição do Sonae, gerando pedidos eletrônicos conforme a demanda de seus supermercados.
O principal benefício da solução Restok é a redução dos estoques da rede varejista e o aumento da freqüência de entregas, no caso, pela própria Termolar. Os pedidos que eram realizados manualmente por meio de visitas mensais de vendedores passaram a ser enviados de forma automática toda semana. “Nos processos de reposição manual de estoques é comum haver perdas de vendas por falta de mercadorias ou mesmo uma super estocagem de alguns produtos”, aponta Manuel Justino, gerente da área de e-commerce mercantil da Proceda.
De acordo com Alexsander Canaparro, gerente nacional de vendas da Termolar, a empresa está adotando o Restok por entender que além de ser uma evolução no relacionamento entre empresa/cliente, é uma excelente ferramenta de controle, artifício vital para o bom andamento de qualquer negócio. “A implantação do Restok é um passo à frente no processo de relacionamento com o cliente, já que nossa estrutura de EDI estava limitada ao envio de pedidos. Com o novo produto a Termolar passa a ter uma participação mais ativa neste ciclo. A vantagem do sistema é o impedimento da ruptura de produtos no ponto de venda”, afirma.
Toda a estrutura do Restok fica hospedada na Proceda, dispensando qualquer investimento em hardware e software por parte do cliente. Por trás do processo existem regras comerciais previamente definidas, nas quais o sistema se baseia para efetuar as transações. “Outra facilidade que a nova estrutura permite é o gerenciamento e tomadas de decisão mais efetivas e ágeis na área de marketing, por exemplo”, completa Justino.