Tintas Coral reduz tempo de compra com solução e-procurement

0
0

A Tintas Coral, unidade de Mauá, adotou o mercado eletrônico (www.me.com.br), em julho de 2001. Após implantação desta ferramenta, o departamento de compras vem centralizando todo o processo de aquisição e já contabiliza uma redução de 21% no tempo do processo de compras e de até 16% nos gastos. O próximo passo deve envolver uma possível extensão da ferramenta de cotação eletrônica para a filial da companhia em Recife (PE).
Assim que ingressou no Mercado Eletrônico para dar início à aquisição de materiais de manutenção, reparo e operações, como peças de reposição, insumos de manutenção, a Tintas Coral realizou um workshop para 80 dos seus principais fornecedores nesta área, para a integração de todos neste sistema. Em seis meses, a empresa obteve retorno do investimento no projeto.
“Nosso objetivo, ao adotar as ferramentas de e-procurement, foi racionalizar o processo de aquisição, através da centralização das atividades de compras e serviços focando a atenção em contas estratégicas que até então não estavam sob nossa gerência. Nossa meta é a otimização do processo de aquisição e redução dos custos fixos da empresa”, explica Luiz Cura, gerente de contas de fornecedores .
Esta estratégia tem trazido bons resultados para a Tintas Coral. Com a centralização das compras e a adoção da cotação eletrônica – a empresa fecha cerca de 100 pedidos por mês através do Mercado Eletrônico – notou-se maior agilidade no processo. Segundo Luiz Cura a utilização da comunidade do Mercado Eletrônico, composta por mais de 35 mil empresas, está sendo de grande importância na redução de preços de alguns itens de estoque, como no caso dos materiais de engenharia, manutenção e segurança.