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O número de empresas brasileiras que utilizam as redes sociais aumentou 25% desde 2010, chegando a um total de 88%, segundo um estudo realizado pela consultoria Burson-Marsteller. A pesquisa intitulada “Latin America Social Media Check”, considerou as principais redes sociais para o relacionamento com o consumidor, como Twitter, Facebook, Youtube, Blogs e Google Plus. O índice está acima da média da América Latina de 65% e da global, 87%.
Com o alto índice das empresas nas redes sociais, é indispensável o CRM, ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos/tarefas de uma forma organizada e integrada. O CRM Social não é só uma realidade, mas uma necessidade para as empresas que se preocupam em manter um crescimento sustentável. “Há tempos a utilização das mídias sociais pegaram um caminho sem volta e hoje estamos no meio do resultado da disseminação dessas plataformas”, afirma Marco Zanardi, diretor comercial DotSoft, empresa especializada na implementação de soluções de gestão.
Como ferramentas, as mídias sociais em qualquer empresa devem – além de apoiar o relacionamento com clientes e mercado de uma forma geral – alcançar alguns objetivos como ouvir o que os clientes estão dizendo, solucionar problemas apresentados por eles e obter o feedback em tempo real, detectando sentimentos e medindo impactos. O CRM Social também é uma ferramenta indispensável para o marketing das empresas, já que promove novos negócios, engajamento entre a marca e o público alvo e gera reputação para a marca, fatores importantes.

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