Totvs cumpre promessas e ruma para nova fase

0
1
Ao iniciar o processo de aquisições no mercado brasileiro, o Grupo Totvs optou por manter a posição de independência de seus produtos, serviços e marcas. Cumprindo o compromisso assumido e dando continuidade ao processo de crescimento, o grupo lançou hoje (25/04) a nova geração de produtos das marcas Logocenter, Microsiga e RMSistemas.
As soluções Logix 10, Protheus 10 eCorpore RM 10 chegam ao mercado com novas funcionalidades e recursos visuais. “Esses lançamentos reforçam a característica de inovação e pioneirismoque estão no DNA do Grupo”, declara Laércio Cosentino, presidente daTotvs que destaca os investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologia. “Investimos, em 2005 e 2006, R$ 59 milhões em pesquisa e desenvolvimento, inclusive para lançar a família 10. Além disso, também investimos em pessoas. Em 2005 e 2006, mais de 1.300 profissionais passarama integrar o Grupo Totvs e, no período, a companhia aplicou cerca de R$ 4 milhões em treinamento”, afirma.
Os investimentos em tecnologia contemplaram, entre outros, o desenvolvimento da plataforma Totvs Tec, que já nasce preparada para a arquitetura SOA (Service OrientedArchitecture) e para o conceito de SaaS (SoftwareAs A Service). Laércio explica que “esses recursos, aliadosa diferenciados modelos de licenciamento – Constantia, Corporativo e Aluguel -, possibilitam que os sistemas Logix 10 e Protheus 10 sejam,efetivamente, oferecidos como serviço”. Os recursos aplicados em tecnologia também atenderam ao projeto de componentização, que permite complementar soluções das marcas do grupo e demais sistemas do mercado com módulos específicos.
Para complementar toda a estratégia de produtos e rumar para uma nova fase, a Totvs também reforçou as atividades do seu Modelo Expandido de Negócios que reúne as áreas de infra-estrutura, BPO e consultoria de gestão, este último atendido pela TotvsBMI. Laércio explica que a nova fase já está retratada na visão da companhia. “Queremos ser o operador administrativo de nossos clientes, pela transformação do software aplicativo em um componente de serviço, aliado a um modelo ampliado de negócios formado por consultoria de gestão, BPO e serviços de infra-estrutura”, conclui.
Mudança na equipe – A empresa também anunciou hoje que o executivo Weber George Canova assume a vice-presidência de tecnologia do Grupo Totvs. O principal desafio do executivo será fazer com que a plataforma tecnológica do grupo contemple sempre as melhores práticas e ferramentas do mercado. “Estamos sempre buscando identificar as tendências que vão se tornar padrão de mercado, antecipando estes movimentos e disponibilizando para o Grupo em tempo e custo adequado”, explica Weber.
O executivo cursou Engenharia Eletrônica na Escola de Engenharia Mauá. Iniciou a carreira em 1984 como desenvolvedor e, nesse período atuou em projetos de TI em diversos segmentos e empresas, entre eles, AGF Seguros e BancoNacional. Weber ingressou na companhia em 1995, atuando como coordenador de tecnologia e, até o momento, ocupava a diretoria corporativa de tecnologia do grupo. O executivo foi ainda o arquiteto chefe do projeto Totvs Tec.