Turbulência no setor de TI, prevê IDC

0
10

Seguindo a “ressurreição tecnológica” desse ano, com a retomada no crescimento dos gastos com TI, a IDC prevê para 2005 um período de realinhamento no setor. De acordo com Frank Gens, vice-presidente sênior de pesquisas da consultoria IDC, “com a modesta taxa de crescimento de 6%, 2005 será um ano de enorme turbulência no mercado de TI, com a consolidação e realinhamento de muitos setores”.
O moderado crescimento mundial de gastos com TI fará com que os fornecedores de tecnologia cortem custos, almejem clientes maiores e de diferentes segmentos, e apresentem soluções de maior valor agregado. Os 6% previstos pela IDC supõem um aumento no crescimento de TI nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, além do forte crescimento nas economias emergentes da Europa Central e Oriental, China e Índia, e de esforços de crescimento no Japão e na América Latina. Dessas premissas, a recuperação européia possui o maior grau de risco.
Nas empresas, a migração dos negócios para ambientes mais personalizados e dinâmicos, atendendendo a demanda do mercado pelo Dynamic IT — terminologia da IDC para os serviços on-demand – com maior eficiência e melhor receptividade continuará a conduzir os investimentos nos seguintes segmentos:
Hardware – a comoditização, pressionando a baixa dos preços, continuará a oprimir os fornecedores. A crescente aceitação de servidores blade exercerá pressão sobre o mercado total de servidores, enquanto drives de baixo custo e alta capacidade causarão uma “erosão” no mercado de storage. Entrementes, o mercado de semicondutores experimentará uma correção na primeira metade de 2005, seguido por uma modesta recuperação.

Infra-estrutura de software – os fornecedores de sistemas continuarão a adquirir empresas, tanto grandes como pequenas, com o intuito de preencher seus portfólios de ofertas de software e criar uma plataforma de infra-estrutura dinâmica completa.

Serviços de TI – a IDC prevê o aumento na adoção de offshore em novas áreas, conforme a agilidade com que a indústria busca diminuir seus custos e melhorar a eficiência. Simultaneamente, a ênfase na oferta com maior valor agregado aos clientes produzirá um foco renovado no processo de outsourcing. Neste ponto, a IDC prevê que as práticas de consultoria nos processos de negócios terão uma grande demanda, porém com baixo fornecimento nos Estados Unidos.

Telecomunicações – uma extensa consolidação no mercado de telecomunicações é inevitável em 2005, com a FCC (Federal Communications Comission) tendo a iniciativa, além de um ilimitado número de possíveis transações. Entretanto, as telcos e as companhias de cabo continuarão competindo pelo controle do mercado consumidor com a introdução dos “grand slam”, que fazem um bundle de voz wireless com seus “triple play” (pacotes de voz fixa, Internet banda larga e TV a cabo). E a VoIP finalmente se tornará um dos principais setores em 2005 a acelerar o processo de redução de custos nos negócios com grandes empresas e a entrega em grande escala das ofertas anunciadas no ano passado pelas operadoras.
· Mercado consumidor – O espaço do consumidor continuará dominado pelos dispositivos digitais mais recentes, como novos consoles de games, MP3 players com drive em disco rígido e as câmeras digitais liderando o mercado. A adoção de banda larga também trará ganhos adicionais, ao mesmo tempo em que os preços tornam-se mais atraentes.
As previsões anuais da IDC destinam-se a identificar e destacar oportunidades para a indústria de TI no próximo ano, sendo extraídas de pesquisas já realizadas pela IDC e checadas através de um processo de revisão global que envolve analistas de todas as regiões do mundo.