TV Digital no Brasil

0
15

A Brisa foi selecionada, pelo Grupo Gestor de TV Digital, para participar do projeto do Sistema Brasileiro de TV Digital, que está sendo conduzido pelo Ministério das Comunicações. O resultado foi divulgado pela FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos, no último dia 25 de outubro.
A primeira fase das licitações para o projeto de TV Digital envolvia convites para cinco áreas: modulação, codificação de vídeo, middleware, terminal de acesso e aplicações. Mesmo estando também pré-classificada para as áreas de codificação de vídeo e terminal de acesso, a BRISA optou (nesta primeira concorrência) por concentrar-se apenas nas “aplicações”, onde detém expertise bastante reconhecida. Tal decisão, segundo Paulo Toledo, Presidente da empresa, se deu função do exíguo período oferecido para a concepção e apresentação das propostas.
O projeto proposto pela Brisa abrange a concepção de aplicações interativas para a TV Digital com dispositivos de acesso, sistemas de interatividade, navegação, concepção das aplicações, desenvolvimento de portal de acesso, aplicação de governo eletrônico, serviço de mensagens, entre outros. Além disso, compreende o desenvolvimento de um sistema de armazenamento e de controle remoto, de busca e recuperação de informações, além da construção de protótipos para essas aplicações.
O processo de seleção dos institutos de P&D envolveu etapas de qualificação e avaliação das propostas apresentadas. A proposta da BRISA foi escolhida dentre 14 projetos que competiram apenas na área de “aplicações para TV Digital”. A concorrência, como um todo, recebeu mais de 39 propostas de 77 universidades e renomadas instituições de P&D. Os projetos serão desenvolvidos com recursos do FUNTTEL – o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações.