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Um ajuda o outro

A Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), soluções e
serviços de visibilidade em tempo real sobre ativos das organizações, pessoas e
transações, divulgou hoje os resultados de sua mais recente pesquisa sobre o
comportamento do consumidor conectado na América Latina. O estudo mostra que a
região continua buscando na tecnologia soluções que criem experiências de
compra diferenciadas e capaz de gerar fidelização.

A pesquisa entrevistou tanto profissionais de TI quanto de
marketing em empresas de varejo que atuam na região. O objetivo da pesquisa era
identificar como o varejo está usando a tecnologia para atender às crescentes
expectativas dos clientes. Segundo a pesquisa, 82% dos varejistas pesquisados
na América Latina oferecem conectividade aos clientes dentro da loja por meio
de aplicativos de fidelização, mas apenas 46% fazem um uso dos dados para
melhorar a experiência do cliente, aumentar os níveis de satisfação com o
atendimento e realizar o monitoramento dos pontos de venda.

Na contramão, 18% dos varejistas pesquisados se conectam aos
clientes e a seus smartphones oferecendo conexão Wi-Fi gratuita. Os varejistas
também ainda estão se adaptando à nova realidade digital: cerca de 80% dos
varejistas ainda enviam catálogos impressos; no entanto, 50% pretendem enviar
ofertas personalizadas para os dispositivos dos clientes que estão na loja em
um futuro próximo.

Os varejistas brasileiros são os mais entusiastas da região,
já que a maioria planeja oferecer algum tipo de tecnologia em suas lojas em um
futuro próximo, como scanners de mãos ou quiosques de autoatendimento. “O setor
de varejo está evoluindo bastante, e isso também é realidade no Brasil. Hoje,
os clientes estão mais exigentes e esperam uma melhor experiência dentro das
lojas. Mesmo os clientes mais fiéis às marcas podem eventualmente buscar um
concorrente, caso vivencie uma experiência que não seja a ideal”, explica
Vanderlei Ferreira, country manager da Zebra Technologies no Brasil.

Segundo estudo, 62% dos varejistas usam informações obtidas
de sistemas de fidelidade, cartões de crédito e de débito para identificar
produtos adquiridos e 59% para descobrir dados demográficos dos consumidores
que frequentam suas lojas. “O mercado passa por mudanças e são várias as opções
de varejo disponíveis, tanto em nível regional quanto mundial. Por esses
motivos, oferecer uma excelente experiência nas lojas ajudará a atrair e
fidelizar mais clientes” explica Ferreira. “Essas novas estratégias envolvem
velocidade e eficiência, personalização da experiência de compra e um nível
mais elevado de serviços dentro da loja para garantir que os clientes possam
comprar os itens que desejam que os serviços e soluções da Zebra podem ajudar a
alcançar” completa o executivo.

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