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Um ciclo de valor



No atual contexto do mercado, com forte concorrência e consumidores mais exigentes, é natural que as empresas busquem atributos que agreguem valor a marca. Um aliado é o branding, que colabora fortemente na diferenciação da empresa, dando segurança ao consumidor no momento da escolha pelos produtos e serviços da mesma, de acordo com Roberta Godoi, diretora comercial da Net.



Em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA, ela explicou que isso acontece a partir da clareza de propósito da empresa e um trabalho diário para agregar valor. “A construção de marca passa pelas ações de marketing, mas também pela própria reputação da empresa em relação à experiência que os consumidores tenham com seus produtos e serviços”, completou.



O resultado é uma marca valiosa inserida numa cadeia de impactos positivos que vão desde a evolução dos negócios quanto na satisfação dos clientes. “Uma marca forte e bem trabalhada ganham fãs, embaixadores da marca que contribuem para a reverberação e construção da imagem da marca”, apontou.



ClienteSA – Como se constrói uma marca de valor?

Roberta: Uma marca forte não se constrói de uma única  maneira, como por exemplo, investimentos em comunicação e marketing. É preciso manter todos os pontos de contato com a marca alinhados e em sinergia a uma proposta da empresa. O consumidor é informado, tem referências, faz pesquisa e principalmente, consulta os amigos, para endosso de um produto ou serviço. As redes sociais são o “boca a boca” moderno e de grande escala, não é falar só para um amigo próximo, família ou vizinhos. O mercado não tem mais espaço para quem não se preocupa e procura entregar qualidade, inovação e contemporaneidade.



Como o valor da marca pode influenciar nos resultados financeiros?

As empresas que estabelecem o branding como um valor, uma força competitiva, normalmente são bem sucedidas em seus negócios entendendo esse sucesso como crescimento e rentabilidade. Além disso, para manter a marca nesse patamar de destaque, essas empresas são comprometidas com a qualidade dos produtos/serviços e com o relacionamento com os clientes, além de serem cautelosas com movimentos que possam impactar no valor da marca e no ciclo virtuoso que se gera.



De que forma o relacionamento com o cliente pode ajudar a aumentar o valor da marca?

O relacionamento com o cliente faz toda a diferença para aumentar o valor da marca. Quando o cliente tem uma experiência positiva com uma marca acaba por se transformar em fã, embaixador. Eles sairão em defesa da marca, se  tiverem  uma experiência que lhes embasem nesse respaldo. Um cliente bem atendido e satisfeito será fiel à marca.  E quando isso acontece se torna mais uma voz em defesa e recomendação da mesma.

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