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Um especialista em encantar?

Por mais que não seja uma criação brasileira, a cerveja já é quase como um patrimônio da nossa cultura. Um casamento que deu certo entre a bebida e o clima tropical do País. Nos últimos tempos, essa paixão só aumentou, ainda que de maneiras diferentes. A cerveja passou a ser vista de outras maneiras por muitos consumidores brasileiros. Com a vinda de marcas estrangeiras e também com o crescimento das produções nacionais de pequena escala – também chamadas de artesanais -, ela se tornou algo a ser mais apreciado, do que consumido em larga escala. Hoje, possui até mesmo uma sofisticação, antes atribuído mais ao vinho, espumante e destilado.
Conforme esse novo hábito começou a crescer por entre os brasileiros, muitos bares, restaurantes e empórios surgiram justamente com a proposta de oferecer cervejas diferenciadas, saindo do padrão industrial. Da mesma forma, cresceu no mercado a presença de um profissional especialista no assunto, o sommelier de cervejas. Mais do que um conhecedor e apto a ajudar os pontos de vendas no oferecimento do produto de melhor qualidade, o sommelier vem se mostrado bastante efetivo para a conquista de clientes. “Em um bar ou restaurante, quando se começa a trabalhar com cervejas especiais, aumentar a oferta de estilos e sabores é preciso ter uma equipe preparada para vender e falar sobre o produto e indicar mais assertivamente ao cliente, em cima de seu gosto pessoal. Para isso, a figura do sommelier é importante”, explica Tatiana Spogis, sommelier de cervejas da Academia Barbante de Cerveja. 
 
Por conta da grande quantidade de opções, em que cada rótulo possui uma característica, um momento adequado para ser servido e o alimentos que mais harmoniza. São informações que podem assustar o consumidor e inibir sua compra. Por essa razão, contar um profissional que tenha conhecimento sobre o assunto, não só ajudará o estabelecimento no saber de como vender mais certo tipo de produto, como estimulará os clientes ao consumo adequado para o momento e gosto. “Para o cliente, há o atendimento diferenciado, em que se sentirá amparado em meio às opções. Obviamente, quando se é bem recebido, com carinho e um serviço adequado, a pessoa irá voltar ao lugar e recomendar para outros”, afirma Tatiana.
Mais do que só o momento do atendimento, o sommelier também é capaz de auxiliar na construção de todo um ambiente do ponto de venda, desde a parte de qualidade do produto, gerenciando estoque, armazenamento, controle de excelência do chopp, até a construção de menus harmonizados com as cervejas oferecidas, o que proporcionará um serviço de melhor qualidade, como um todo ao público. “A principal palavra relacionada à sommeleria, como um todo, não só de cervejas, como de vinhos, é o encantamento. O sommelier tem o desafio de encantar o cliente e uma vez encantado, ele memoriza aquilo e torna uma experiência que quer repetir sempre que possível”, conta.

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