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Um luxo só



As vendas de bens de luxo em todo o mundo estão superando a agitação na zona do Euro e os temores de desaquecimento nos mercados emergentes. O setor deve exceder a marca de 200 bilhões de euros em 2012. É o que mostra o estudo “Luxury Goods Worldwide Market Study”, da Bain & Company. A pesquisa prevê ainda uma média anual de crescimento de 7% a 9% nas vendas até 2015.

 

Além disso, o estudo aponta para a continuidade das principais tendências do mercado de luxo, que passou por uma forte recuperação desde a recessão em 2008/ 2009. O crescimento das vendas on-line, a rápida expansão da China e a mudança de canais multimarcas para lojas monomarcas continuam sendo fatores a serem observados. A Bain aponta ainda que o luxo se tornou um mercado genuinamente global.

 

“As marcas devem desenvolver estratégias com alcance muito mais amplo do que já feito até hoje”, afirma Claudia D´Arpizio, sócia da Bain em Milão e principal autora do estudo. “As lições aprendidas anteriormente nos mercados emergentes irão ajudar, mas agora se deve pensar na gestão de uma diversidade ainda maior de preferências dos consumidores, e mais variações no modelo de como levar seus produtos ao mercado.”

 

Mudanças idendificadas pela Bain
– 30% das vendas mundiais de luxo agora ocorrem nos mercados emergentes;
– As mulheres estão se destacando em áreas de compras tradicionalmente do universo masculino (traje de negócios, relógios de luxo);
– Os homens estão mais propensos a buscar marcas tradicionalmente femininas em moda e beleza;
– O uso do produto de luxo tem se transferido para ocasiões mais casuais, o que por sua vez afeta os tipos de produtos que as marcas desenvolvem (por exemplo, linhas de vestuário casual chique);
– O mercado de luxo vem sendo abastecido por novos consumidores que gastam muito. Por sua vez, a busca insaciável desses mesmos consumidores por alta qualidade e materiais artesanais favorece a oferta de bens de luxo absoluto;
– As marcas premium e fast fashion competindo diretamente com os segmentos inferiores do luxo estão forçando as empresas a repensar a sua proposição de valor;
– A convergência das lojas, unindo e-commerce, mídias sociais e mobile commerce, está criando uma experiência multicanal para os consumidores.

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