O canal para quem respira cliente.

Um novo modelo de loja

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



A Droga Raia concluiu o projeto de branding, que culminou na redefinição do posicionamento da marca, agora traduzido pela assinatura “Prazer em cuidar”, e em um novo formato de loja. O desafio é se contrapor à comoditização do setor. “Trabalhamos em um mercado muito dinâmico, no qual as marcas e as lojas estão cada vez mais parecidas. Nossas pesquisas sugerem pouca diferenciação entre as redes, que, segundo o consumidor, têm caras, cores e preços parecidos. Portanto, nossa competitividade depende de inovar continuamente”, explica Cristiana Pipponzi, diretora de marketing da Droga Raia.

 

A assinatura “Prazer em cuidar” traduz o compromisso com os públicos. “Queremos nos diferenciar por meio de uma postura corporativa responsável e atuante, pela forma com que nos relacionamos”, explica Cristiana. A revisão de posicionamento levou dois anos para ser concluída e foi desenvolvida pela Droga Raia com assessoria da Thymus Branding.

 

A primeira filial a incorporar o conceito foi inaugurada em junho e se localiza no Brooklin, em São Paulo. A partir de julho, todas as novas filiais serão inauguradas com o novo modelo. As lojas existentes serão modificadas progressivamente. Uma das principais características do novo modelo é o agrupamento de todas as categorias de produtos em quatro universos: Saúde, Sua Beleza, Cuidados Diários e Coisas de Criança. A comunicação visual é utilizada para facilitar a vida dos clientes, incluindo sinalização dos universos com cores diferenciadas, imagens e frases conceituais.

 

Nesse novo modelo de loja, o ´Prazer em cuidar´ vai além da relação com o cliente, se incorpora também nos cuidados com a comunidade e o meio ambiente. A nova loja possui uma área de convivência que divulga projetos sociais, presta informações e permite ao cliente tomar uma xícara de chá. O espaço também oferece coleta seletiva de lixo, recolhimento de pilhas e baterias para reciclagem, comercializa ecobags, cuja renda é destinada aos Doutores da Alegria, e distribui a revista Sorria. Além disso, o paisagismo interno e externo valoriza o verde.

 

Ao longo de todo o processo de redefinição do posicionamento e desenvolvimento do novo formato de loja, a Droga Raia promoveu pesquisa quantitativa com 1.300 pessoas e diversas pesquisas qualitativas, para mapear a percepção da marca, hábitos de consumo em drogarias e até para validar conceitos desenvolvidos. Durante o processo, foram ouvidos os principais públicos, incluindo clientes, funcionários, fornecedores e médicos.

 

“O novo formato de loja incorpora toda a experiência de varejo da Droga Raia e um amplo entendimento do consumidor, o que nos foi trazido por diversos fornecedores. Acreditamos ter desenvolvido um modelo de loja realmente diferente, que oferece uma experiência de compra única e que servirá de plataforma para o nosso crescimento nos próximos anos”, completa Cristiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima