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Cesar Mazieiro, diretor de operações LDP&Co. | SMZTO

Uma experiência gastronômica de prato único

Diretor da LDP&Co. | SMZTO expõe a cultura cliente da rede de franquia de restaurantes L’Entrecôte de Paris

Mais difundido na Europa, o conceito de restaurante servindo um prato único caiu no gosto do brasileiro, como fica claro ao olhar os números da L’Entrecôte de Paris. Oferecendo um steak de carne nobre com batatas e um molho secreto, a rede de franquias vem se expandindo e já conta com mais de 40 unidades pelo Brasil. Detalhando a importância da hospitalidade e do acolhimento aos clientes, mais a sofisticação no processo da elaboração do prato, Cesar Mazieiro, diretor de operações LDP&Co. | SMZTO, participou, hoje (26), da 997ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

De início, ele explicou que, por ser também uma rede de franquias, além de restaurante, o L’Entrecôte de Paris tem o desafio de transmitir a cultura cliente junto com os padrões de atendimento e os processos produtivos. Nesse sentido, a rede tem trabalhado muito nessa conexão com os franqueados e destes com o cliente final. “A origem da palavra restaurante vem do verbo restaurar, ou seja, um lugar onde as pessoas vão para, por meio da alimentação, ambientação e dos serviços recebidos, restaurar o  corpo, a alma, a alegria de compartilhar momentos. Ou seja, o restaurante é um ponto de encontro e no L´Entrecôte de Paris isso se expressa na experiência gastronômica do prato único, que está envelopada na nossa história, em uma cultura muita difundida há mais de 50 anos, não só em Paris, mas em toda a Europa.”

Criado em 2009 e desde 2012 fazendo parte do portfólio da SMZTO, empresa de private equity focada em franquias, fundada por José Carlos Semenzato, o L’Entrecôte de Paris conta, atualmente, com 40 unidades, entre restaurantes e as dark kitchens. “A alimentação é o maior setor dentro do sistema de franchising, que faturou mais de R$ 160 bilhões no ano passado, em um crescimento de 17% em relação a 2022. Já a nossa expansão foi superior, alcançando 22%. Atribuímos esse êxito à experiência que oferecemos aos clientes, que tem nos motivado a continuar expandindo para cidades com mais de 200 mil habitantes, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste. E até fora do País, com a previsão de inaugurar uma unidade em Lisboa, no próximo mês.”

Convidado a contar o segredo do sucesso do prato único servido no restaurante, Cesar disse que o modelo de negócio é baseado em um clássico francês, o steak fries, um corte nobre de carne servido com batatas fritas e um molho à base de manteiga, cujo segredo de preparo é guardado a sete chaves. “O sucesso vem da elaboração do prato, com o molho secreto, sempre no mesmo padrão de qualidade todos os dias, em um processo extremamente trabalhoso, envolvendo mais de 20 ingredientes e quatro etapas de cozimento, consumindo 21 horas de preparo todo feito em nossa cozinha central, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo (SP). De lá é distribuído para todas as franquias, onde os pratos são finalizados.”

Respondendo a uma indagação da audiência sobre a necessidade de contar com conhecimentos de neurociência para ter sucesso em vender mais que comida nos restaurantes, o diretor concordou plenamente: “quem abre um restaurante pensando apenas em vender comida, dificilmente terá sucesso. Por isso, oferecemos às nossas equipes treinamento sobre técnicas de hospitalidade, acolhimento, o que pressupõe conhecer muito bem os clientes para atender às suas expectativas. Isso já faz parte da nossa cultura cliente.”   Houve tempo para Mazieiro explicar o perfil dos clientes, as estratégias para escolha dos pontos para abertura de um restaurante, o relacionamento com o franqueado, entre outros assuntos.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 996 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerra a semana com o Sextou, que debaterá o tema “Inovação: Como surpreender os clientes a partir do uso dos dados?”, reunindo Mário Lemos, CEO e cofundador da Gennie, Ana Seccato, diretora comercial para Brasil, Argentina e Peru e Thought Leader de beleza para Latam da Circana, Victor Kubota, CPO da GOK, e Rafael Rodrigues, CCO e diretor de operações da Quod.

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