O canal para quem respira cliente.

Unesp moderniza infra-estrutura

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Quando a rede da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) foi instalada há 12 anos não havia 2 computadores conectados. Hoje são 40 campus que atendem 30 mil alunos e 15 mil pessoas conectadas entre as unidades espalhadas pelo estado de São Paulo. Após a reengenharia na infra-estrutura a Universidade iniciou, há 4 meses, um projeto-piloto de Telefonia IP com a integradora Goldnet, integradora de soluções tecnológicas corporativas especializada em serviços de conectividade e convergência de redes.
“Temos o cenário perfeito para implantação da tecnologia, porque a Unesp já tem a infra-estrutura adequada e com o uso da Telefonia IP haverá um ganho substancial na produtividade dos funcionários que não precisaram mais preencher uma requisição para fazer uma ligação interurbana para uma unidade do Interior”, acredita José Roberto Gimenez, gerente geral da rede da Unesp e responsável pela elaboração e instalação de toda a rede da Universidade.
Ao todo são 100 pessoas que estão testando a nova tecnologia entre 15 campus e a Reitoria na Capital Paulista. De acordo com Gimenez, neste primeiro momento, o maior benefício tem sido a integração da Telefonia IP com o sistema legado de PABX existente na Universidade. No mês passado o projeto entrou em uma segunda fase com a implantação de gateways que permitem essa interface entre a nova tecnologia e os equipamentos de telefonia em uso.
Essa reestruturação da rede da Unesp ocorreu depois de 10 anos sem atualização, no segundo semestre de 2004 foi feito um projeto de modernização para a expansão da velocidade de transferência (aumento de banda) para preparar a infra-estrutura para os próximos anos. “Cerca de 90% dos dados trafegavam em 2 Mb entre as unidades e essa velocidade passou a ser de 34 MB por segundo”, afirma Gimenez. Também foi mudada a topologia da rede, passando do formato de malha, o mais comum atualmente, para a forma de estrela, onde todos os 40 campus estão ligados diretamente com a reitoria e a sede do ambiente de TI na capital paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima