Unisys apóia Buzú Digital

0
6
Um ônibus, equipado com uma sala de aula climatizada, computadores e toda a infra-estrutura necessária para o acesso à Internet, começou a rodar em julho do ano passado pelas ruas de Salvador, Bahia. Trata-se do Buzú Digital, idealizado pela Prefeitura Municipal para levar conhecimentos básicos de informática aos moradores de bairros carentes da cidade. O nome do projeto faz referência à palavra “buzú”, usada popularmente para se referir ao ônibus em Salvador, e foi escolhido como uma forma de criar intimidade com os jovens.
Como uma das principais fornecedoras da Prodasal – Companhia de Processamento de Dados do Salvador, a Unisys foi convidada a participar desse projeto disponibilizando 11 estações Thin Client para o primeiro ônibus. “Fornecemos os equipamentos Thin Client para viabilizar o projeto de inclusão digital, garantindo, ao mesmo tempo, segurança, fácil administração, raríssima necessidade de manutenção, implementando o conceito de Server based Computing”, garante Ronaldo Abath, executivo de vendas da Unisys.
Hoje já são dois veículos, cada um com a capacidade de beneficiar 1.400 crianças e adolescentes de comunidades carentes, com idades entre sete e 18 anos, no prazo de um ano. As inscrições podem ser feitas nas sedes das Administrações Regionais nos bairros da capital. Um monitor especializado ministra os cursos gratuitos no horário das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. No currículo das aulas estão informações sobre o sistema Linux, com duração de quatro horas cada um, além de edição de texto, com 10 horas.
A Secretaria da Administração de Salvador apóia a Prodasal na implantação do projeto que, além da Unisys, conta com parcerias com o Ministério Público Estadual (que cedeu um ônibus) e a empresa de transportes Praia Grande, que doou outro veículo. Segundo Napoleão Lemos, diretor técnico da Prodasal, a Prefeitura deve ampliar de dois para seis ônibus até o final da gestão atual, em 2008.