Unisys assina acordo com e-Val

0
16


A Unisys acaba de firmar parceria com a e-Val, empresa especializada em soluções de segurança e certificação digital, para oferecer ao mercado financeiro solução de assinatura digital para contratos de câmbio – operações financeiras de exportação e exportação, como remessa de dinheiro para o exterior. A solução agiliza o processo de assinatura de contratos, que até há pouco tempo era apenas manual: o contrato passa a ser visualizado pelo sistema para receber a assinatura digital. A aceitação da assinatura só acontece após o processo de validação, que também é digital, feito pelas entidades certificadoras regulamentadas pelo Banco Central.

A assinatura digital é oferecida como um serviço a mais do banco para o cliente, a partir do portal de Internet do banco. Daí a importância da certificação digital – especialidade da e-Val -, que garante a segurança da transação. Como integradora, a Unisys oferece a solução de maneira completa – começando pela análise dos processos envolvidos, dos sistemas legados e do portal de Internet do banco, passando pela integração deste ambiente à solução para implementá-la e, depois, no serviço de helpdesk e manutenção. “Há também a opção do banco utilizar a solução remotamente, a partir de nossos datacenters, sem a necessidade de hospedá-la em seus próprios servidores”, afirma Murilo Machado, diretor de projetos de Finanças da Unisys Brasil.

A solução de assinatura digital da Unisys foi desenvolvida dentro dos requisitos da legislação brasileira para processos digitais, seguindo a normatização da ICP-Brasil (Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileiras), que garante a autenticidade, a integridade e a validade de documentos em forma eletrônica.