Unitech investe R$ 1 milhão na conquista do CMMI5

0
2


A Unitech, empresa brasileira especializada em serviços de TI, anuncia investimentos de R$ 1 milhão para adequar a fábrica de software ao nível 5 do CMMI (Capability Maturity Model Integration). O modelo de maturidade faz parte da estratégia da companhia de buscar permanentemente a excelência dos processos produtivos e o fortalecimento do expertise em engenharia de software.

Com a ação, a Unitech dá um importante passo rumo à inserção no mercado internacional de produção de software. “Nossa expectativa é implementar melhorias com ganhos efetivos, reduzindo custos e obtendo maior controle dos processos por meio de uma gestão mais quantitativa dos resultados”, afirma Ana Paula Braun, diretora de recursos e serviços compartilhados da companhia.

A preparação para a avaliação oficial teve início em outubro e vem sendo realizada pela Integrated System Diagnostics Brasil (ISD Brasil), instituto que vem assessorando a Unitech na busca pelo CMMI desde o nível 2. Dividida em cinco fases – análises dos processos, adequação dos processos para os níveis 4 e 5, institucionalização da equipe, avaliação não-definitiva e avaliação oficial – a preparação para a norma leva 12 meses, e a conquista está prevista para outubro de 2007.

A avaliação oficial analisará um conjunto de projetos em andamento da fábrica de software da Unitech em Salvador, verificando documentos e produtos de trabalho, procedimentos e registros, entrevistando diretores, gerentes, coordenadores, analistas e programadores. Ao todo, 70 profissionais da diretoria de operações estão envolvidos na conquista da certificação.