Usina Santa Cruz agiliza gestão

0
22


Quando decidiu adotar um sistema de controle da produção agrícola, a Usina Santa Cruz, localizada no município de Américo Brasiliense, no Estado de São Paulo, tinha como principal objetivo garantir a eficácia e a transparência da gestão dos recursos agrícolas. E a empresa sabia que o sucesso da empreitada dependia da escolha da solução adequada às necessidades operacionais. Foi assim que a usina chegou até a plataforma PIM C/S, desenvolvida pela Próxima, empresa de sistema de gestão de negócios na agroindústria.

“Quem não controla não gerencia. Como fazer a gestão agrícola sem ter o controle dos processos”, indaga Gustavo Henrique Rodrigues, gerente administrativo e financeiro da Usina Santa Cruz, ao justificar a decisão de implementar o sistema PIMS C/S. “A gestão do processo agrícola exige o controle detalhado do consumo dos recursos agrícolas, principalmente da matéria-prima, a cana, que representa cerca de 70% do custo da produção”, completa.

O projeto tinha como desafio principal a unificação de controles numa mesma ferramenta, padronizando assim todos os processo agrícolas, destaca Gilberto Girardi, presidente da Próxima, acrescentando que a implantação do PIMS C/S proporcionou rapidez e consistência na extração das informações para análise gerencial. Em operação desde início do ano passado, a solução controla todas as etapas da produção agrícola da Usina Santa Cruz, incluindo pessoal, uso de maquinário (motomecanização), consumo de insumos agrícolas e prestação de serviços.