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Uso de tecnologias pelos órgãos públicos

Dos órgãos públicos federais e estaduais, 100% deles utilizaram computador e tiveram acesso à Internet no ano passado, segundo dados da pesquisa TIC Governo Eletrônico 2013, que apresenta dados sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, TIC, no setor público brasileiro. O estudo foi realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, CGI.br, por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, CETIC.br, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.br. Nas prefeituras, 100% declararam utilizar computador e ter acesso à Internet nos 12 meses que antecedem a pesquisa. Entre as prefeituras com conexão à Internet, os tipos de banda larga citados foram: conexão via cabo e fibra ótica (69%); conexão via rádio (64%); conexão via linha telefônica – DSL (55%); conexão via modem 3G (30%); e conexão via satélite (13%).
Segundo o resultado, o acesso à Internet banda larga é alta entre os órgãos públicos federais e estaduais, mas existem singularidades quanto ao tipo de conexão utilizada. Enquanto a grande maioria dos órgãos apresenta conexão via cabo e fibra ótica (98% nos órgãos públicos federais e 93% dos órgãos públicos estaduais), a conexão via modem 3G é citada por 84% dos órgãos públicos federais e 64% dos órgãos públicos estaduais. Já a conexão via linha telefônica (DSL) está presente em 33% dos órgãos públicos federais e 38% dos órgãos públicos estaduais. Entre os tipos de conexão menos citados estiveram os acessos via rádio (28% dos órgãos federais e 32% dos estaduais) e a conexão via satélite (3% dos órgãos federais e 6% dos órgãos estaduais).
Os resultados da pesquisa indicam que 94% dos órgãos públicos federais e estaduais declararam possuir website ou página oficial na internet. Em relação aos serviços on-line, 90% dos órgãos públicos federais e estaduais prestaram pelo menos um serviço público, através do website ou página oficial da internet. A pesquisa revela ainda que 84% das prefeituras estão presentes na internet por meio de um website ou página oficial e 66% declararam que o site da entidade permitia a prestação de algum serviço público.
A TIC Governo Eletrônico 2013 também constatou que a presença nas redes sociais é significativa entre os órgãos públicos federais (88%) e estaduais (73%). Quando analisado o tipo de rede social, 66% dos órgãos públicos federais e estaduais estão presentes em redes de relacionamento, tais como Facebook ou Google+, 59% estão em plataformas de microblog, a exemplo do Twitter e 43% estão presentes em plataformas de vídeos, como YouTube e Vimeo. Entre as prefeituras brasileiras, mais da metade (56%) está nas redes sociais, segundo a pesquisa. Quando esse indicador é analisado por rede social, verifica-se que 50% das prefeituras estão presentes em redes de relacionamento, 22% adotaram plataformas de vídeo, e 13% estão presentes em microblogs.
Nos 12 meses anteriores à realização da pesquisa, 53% dos órgãos públicos federais e estaduais declararam realizar consulta pública on-line, 28% adotaram enquetes e 18% possibilitaram a interação por meio de fóruns ou comunidades de discussão. Entre as ferramentas de participação através da Internet mantidas pelas prefeituras brasileiras estão as consultas públicas on-line (40%), as enquetes (25%) e os fóruns ou comunidades de discussão (10%). “A pesquisa mostra que ainda há espaço para a ampliação dos canais digitais de participação do cidadão nas diversas esferas de governo”, aponta Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

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