O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Uso do smartphone cresce rapidamente

Os dispositivos móveis estão cada vez mais populares. Uma pesquisa online feita pelo IDG Global Solutions (IGS) identificou diferenças entre as marcas de smartphone preferidas e sua utilização por região, mas deixa claro que o telefone celular tradicional está perdendo espaço. Quase 13700 pessoas de 16 países, incluindo o Brasil, participaram da pesquisa realizada nos meses de fevereiro e março pelos sites dos principais títulos do IDG, como Computerword, PC World, MacWorld, Network World e CIO – no Brasil, participaram leitores e usuários dos três primeiros e do IDG Now!, publicados pelo Now!Digital Business, parceiro do IDG no país. 
Mundialmente, mais de dois terços dos participantes da pesquisa revelaram que usam um smartphone para fins pessoais (73%) ou de negócios (69%) – no Brasil, 89,39% responderam usar smartphones para fins pessoais e 74% para o trabalho. Apple, Blackberry, Nokia e Sony Ericsson são as principais marcas que dominam o mercado, dependendo do país. Para os dois tipos de uso, Nokia e Apple lideram na Europa, enquanto nos Estados Unidos a Apple (29%) e a Blackberry (26%) são muito competitivas para usuários de negócios,  mas entre os usuários pessoais a Samsung, com 15%, é a segunda marca, depois da Apple (33%). 
No Brasil, a Apple lidera nos dois segmentos, com 36,5% para uso pessoal e 18,3% para uso profissional. A Nokia é a segunda  em uso pessoal, com 26,2%, seguida da Samsung (17,2%), enquanto que para negócios a Motorola aparece em segundo lugar, com 14,2%, e a Nokia em terceiro, com 13,9%. A Blackberry ocupa a quarta posição, com 10,6%.
Os proprietários de smartphones demonstram um novo comportamento: 70% deles navegam pela Internet regularmente e usam aplicações móveis – no Brasil, 84,5% usam seus smartphones para acesso à Web, 74,6% diariamente, e 71,7% baixam e usam aplicações móveis. Quando surfam na web com smartphones, os participantes da pesquisa indicaram que as notícias gerais e de TI são as mais populares, seguidas do acesso a redes sociais, considerando os dados mundiais. No Brasil, essa ordem é invertida: as redes sociais lideram, sendo acessadas por 78,3% dos usuários de smartphones que responderam à pesquisa, seguidas de perto de notícias em geral (76,7%) e notícias de TI (62,3%). 
Entre as funções utilizadas, a navegação GPS supera as mensagens instantâneas. Na maioria dos países o uso de GPS é superior a 50%, principalmente na Finlândia (77%), Suécia (75%), Dinamarca (88%), Brasil (68%), Austrália (66%), Alemanha (57%), Espanha (56%), Estados Unidos (54%), e Grã-Bretanha (41%). O uso de mensagens instantâneas alcançou 68% no Brasil, e tem destaque também na China (67%) e no México (64%). Outra função bastante utilizada no Brasil é a de acesso a redes sociais, como Facebook, citada por 54,5% dos participantes da pesquisa.
O uso do telefone móvel  para recebimento de vouchers, oportunidades e ofertas por localização geográfica não é um fator importante na maioria dos países pesquisados – no Brasil, 31% responderam que usam essa função em seus aparelhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima