O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Uso dos cartões de crédito cresce entre jovens


Dados do Target Group Index, estudo realizado pelo Ibope Mídia em parceria com a Kantar Media Research, no período de julho a dezembro de 2005, demonstram que 28% dos jovens brasileiros entre 12 e 17 anos já possuem cartão de crédito como dependente dos pais ou parentes. Entre agosto de 2004 e janeiro de 2005 esse número era de 17%. Uma explicação bastante razoável pode ser o fato de o cartão de crédito permitir o acompanhamento dos pais quanto às transações (valores e estabelecimentos) realizadas por seus filhos, talvez uma nova forma de “mesada”.

A análise tem como objetivo analisar o perfil de consumo e comportamento dessa faixa etária e nortear as estratégias de marketing e publicidade de produtos direcionados para esse público. Os resultados representam mais de 9,2 milhões de jovens, 15% do contigente populacional dos onze mercados brasileiros pesquisados pelo Target Group Index: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, além de aglomerações urbanas com mais de 50 mil habitantes do interior de SP e das regiões Sul e Sudeste.

Ainda de acordo com o estudo, a grande maioria dos jovens brasileiros (76%) está otimista quanto ao futuro do País e acha que a situação econômica estará melhor nos próximos 12 meses. Quase metade deles (47,2%) acredita que a situação já está melhor do que há um ano. Como não poderia deixar de ser, a Internet está muito presente no dia-a-dia desses adolescentes: 78% têm acesso em casa, 63% enviam e-mail para amigos e 52% utilizam instant messages (como MSN). Jogos on-line e páginas de humor e piada são os temas prediletos com 55% e 43%, respectivamente. Quando buscam informação, as mídias mais procuradas são as tradicionais TV (46%), Jornal (41%) e Revista (38%). A Internet, neste quesito, fica na 4ª posição, com 24% e o Rádio, com 23%. Mais de 48% possuem aparelho celular para uso pessoal.

Os adolescentes da Região Nordeste – As informações pesquisadas nos estados de Salvador, Recife e Fortaleza demonstram que a Região Nordeste concentra 17% dos jovens brasileiros com idade entre 12 e 17 anos. Deste total, 52% são do sexo masculino, 56% têm entre 12 e 14 anos e 44%, entre 15 e 17 anos. O consumo de revistas especializadas é superior à média nacional, com destaque para as de interesse geral e atualidades (47%), TV e Sociedade (40%) e Ciencias/Cultura/Educação (14%).

Menos de 20% dos jovens nordestinos possuem segundo grau completo ou incompleto, 80% têm o primeiro grau (completo ou incompleto) e apenas 8% realizou algum tipo de trabalho voluntário nos últimos três meses. Com relação aos gastos, 12% dedicaram entre R$ 150 e R$ 450 nos últimos 30 dias em compras diversas (não inclui bebidas e alimentos).

Essa faixa etária também consome brinquedos e, na região nordeste, os prediletos são bolas (55%), maquiagem e bijouterias (23%), bicicletas, triciclos e patins (22%), jogos de tabuleiro (22%), bonecas de colecionar (15%) e pelúcias (14%). As categorias utensílios de cozinha e brinquedos e jogos educativos representam 13% cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima