O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Vantagem competitiva do business analytics

A pesquisa “Processos Analíticos: A Divisão Crescente”, realizada pela área de consultoria da IBM, em parceria com o MIT Sloan Management Review, aponta que desafios organizacionais, muito mais do que dificuldades tecnológicas, representam empecilhos para que as empresas integrem processos analíticos plenamente em seus ambientes de negócios. 
De acordo com levantamento global feito com mais de 4.500 executivos, gerentes e analistas de empresas de 30 segmentos de mercado em mais de 120 países, incluindo o Brasil, 44% das organizações declararam que barreiras culturais, como a necessidade de competências de liderança e resistência da organização a novas ideias, são os principais obstáculos à adoção de tecnologias de business analytics and optimization (BAO). Em contrapartida, apenas 24% dos participantes indicaram preocupações tecnológicas como empecilhos para a implementação.
A pesquisa de 2010 identificou três níveis na adoção de business analytics: aspirantes, experientes e transformadas – organizações com adoção básica, experiente e avançada da tecnologia, respectivamente. Comparações feitas ano a ano revelam que os usuários mais sofisticados de BAO têm aumentado a implantação de processos analíticos e ampliado sua vantagem competitiva no mercado.
Por exemplo, de 2010 a 2011 o percentual de entrevistados que mencionou ganhos competitivos por meio da utilização de processos analíticos aumentou 23% nas organizações Transformadas e 66% nas Experientes. Estas mesmas organizações têm probabilidade duas vezes maior de ter desempenho substancialmente melhor que seus competidores. Por outro lado, organizações Aspirantes perderam terreno em competitividade, caindo 5% em relação ao ano anterior.
O estudo também identificou os pilares necessários para que uma empresa implemente com sucesso uma estratégia de business analytics: promover uma cultura orientada a dados, ter profissionais com competência em gerenciamento de informações e capacitação analítica. As empresas que apresentam estes três aspectos utilizam os processos analíticos de forma mais assertiva para operar com vantagem no mercado.
“Esta nova pesquisa aponta como as organizações que adotaram processos analíticos mais cedo e de forma mais consistente obtiveram ganhos significativos, tanto em desempenho quanto em competitividade”, afirma Mário Hime, líder da consultoria da IBM Brasil para Business Analytics and Optimization. Segundo Hime, os resultados demonstraram uma necessidade iminente das empresas promoverem uma cultura orientada à informação e estabelecerem estratégias de processos analíticos capazes de conduzir a um conhecimento baseado em fatos e utilizá-lo na tomada de decisões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima