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Varejo brasileiro mais social


A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, (FGV-EAESP), por meio do Centro de Excelência em Varejo (GVcev), lançou hoje (24/11) os Indicadores de Responsabilidade Social para Empresas Varejistas. Desenvolvida em parceria com o Instituto Ethos, a iniciativa tem como objetivo oferecer aos varejistas um auto-diagnóstico sobre as práticas no campo da responsabilidade social.

A ferramenta permite a avaliação da gestão no que diz respeito à incorporação de práticas, bem como o planejamento de estratégias e o monitoramento do desempenho geral da empresa. Os Indicadores abrangem os seguintes temas: Público Interno, Fornecedores, Consumidores e Clientes, Comunidade, Governo e Sociedade, Meio Ambiente, Valores, Transparência e Governança.

Por meio de seis reuniões temáticas com um grupo de trabalho formado por especialistas e profissionais que desenvolvem atividades no campo da responsabilidade social, representantes de empresas varejistas e entidades de classe do varejo, foram desenvolvidos indicadores específicos, que abrangem dilemas e peculiaridades do setor varejista e possibilitam à empresa avaliar as oportunidades e desafios típicos do setor de atuação. O processo envolveu também um intenso trabalho de pesquisas em publicações diversas, sites e artigos especializados.

O projeto conta ainda com o apoio de três entidades parceiras para disseminação da iniciativa, são elas: Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Responsabilidade Social no Varejo – O projeto faz parte do Programa FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo (2005), coordenado pelos professores Jacques Gelman e Juracy Parente e patrocinado pela Brastemp Consul, Philip Morris, Philips e Serasa. Os objetivos do programa são: mobilizar, capacitar, reconhecer e disseminar as práticas de responsabilidade social das empresas e entidades varejistas de todos os setores, portes e regiões do país.

Além do desenvolvimento dos Indicadores, o Programa compreende a realização de outros projetos, como o Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo (a próxima edição será em 2006); Cursos e Seminários sobre o tema; Publicações (livros e coletânea de artigos); e o Banco de Práticas de Responsabilidade Social no Varejo, que reúne casos exemplares de atuação social do varejo brasileiro e pode ser acessado pelo site www.fgvsp.br/cev/rsnovarejo.

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