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Varejo global



A Deloitte divulgou a 13ª edição do relatório anual da pesquisa “Os Poderosos do Varejo Global”, desenvolvida em parceria com a Stores Magazine. Esta publicação aponta quais são as 250 maiores redes varejistas do mundo, considerando o último período fiscal avaliado de cada empresa. O estudo também apresenta um panorama macroeconômico global e discute os principais desafios, tendências e estratégias que afetam o setor varejista.

 

Esta edição do estudo indica, entre outros movimentos, que os mercados emergentes da América Latina, da Região Ásia/Pacífico e da África/Oriente Médio vêm vivenciando um período de grandes oportunidades para o varejo, em parte, por conta do aumento do consumo interno e também pelo espaço que vêm ganhando nos mercados globais.

 

Um dos fatos que ratificam essa expansão é o de que a América Latina foi a região que apresentou maior crescimento de vendas em 2008. De cada 20 varejistas do ranking dos maiores do mundo, um é da América Latina. Além disso, a região já responde por 10,7% do faturamento do grupo respondente da pesquisa. De qualquer forma, o posicionamento dos EUA ainda é predominante no ranking, com um terço das empresas e representatividade de 41,2% em faturamento.

 

Entre os brasileiros, permaneceram na lista os dois varejistas que já vêm ganhando destaque nas últimas edições: o Grupo Pão de Açúcar, que saltou do 106º lugar para a 92ª colocação, e a Casas Bahia, que subiu do 147º lugar para a 131ª posição. Por outro lado, a Cencosud, do Chile, desbancou o Grupo Pão de Açúcar da primeira posição, deixando o varejista brasileiro em segundo lugar entre os maiores da América Latina. É importante ressalvar que este estudo foi finalizado antes do anúncio da fusão entre o Grupo Pão de Açúcar e a Casas Bahia.

 

As vendas e os lucros ao longo do ano fiscal 2008 dos 250 poderosos do varejo global refletem o impacto da diminuição da confiança dos consumidores no mundo causados pela crise financeira que afetou todas os continentes. Da lista das 250 maiores empresas, 61 apresentaram queda nas vendas em 2008, contra 44 em 2007. No entanto, o total das vendas dos 250 poderosos do varejo global ultrapassou US$ 3,8 trilhões no ano fiscal de 2008 em comparação com os US$ 3,6 trilhões alcançados pelas 250 maiores empresas varejistas de 2007.

 

As vendas no varejo ficaram um pouco mais concentradas nas mãos dos dez maiores varejistas em 2008. Com vendas somadas atingindo o total de US$ 1,2 trilhão, os dez maiores varejistas acumularam 30,2% das vendas dos 250 maiores, um ligeiro aumento em relação aos 29,6% alcançados em 2007. O Walmart ainda é o líder incontestável e o Carrefour continuou em segundo lugar, a mesma classificação registrada no ranking desde 2000. Embora a Tesco tenha crescido três vezes mais que a Metro (14,9% versus 5,3%), a alemã tomou o terceiro lugar da inglesa no ranking.

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