Varejo reage na segunda quinzena de julho

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As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que indicam as vendas a prazo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aumentaram 2,8% em julho de 2006 sobre o mesmo mês de 2005. Já as consultas ao UseCheque, que medem as vendas à vista, cresceram 6,6% no mesmo período.

Para o economista da ACSP, Marcel Solimeo, o maior movimento do varejo na segunda quinzena se deveu às promoções e liquidações, à ampliação de prazos do crediário e à melhora do ânimo do consumidor, que havia sido abalado pela derrota do Brasil na Copa do Mundo. O frio do final de semana também contribuiu para esse resultado.

Para Solimeo, considerando-se o ritmo de consultas ao SCPC e ao UseCheque da segunda quinzena de julho, pode-se esperar para agosto um desempenho mais favorável das vendas, tendo em conta não apenas o Dia dos Pais, como também a nova redução da taxa Selic (taxa básica), que deverá permitir a continuidade da queda dos juros e do alongamento dos prazos no crediário.