O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Vendas de bens duráveis têm retração em 2015

O mercado brasileiro de bens duráveis apresentou desaceleração no quarto trimestre de 2015 quando comparado ao mesmo período em 2014. O volume de vendas geradas alcançou R$ 25,87 bilhões, 18,9% menor que o ano anterior. Todos os segmentos observados no Temax Brasil apresentaram retração nesse período. As categorias de Eletroportáteis e Impressoras e Periféricos apresentam as menores quedas, 2,5% e 5,6%, respectivamente.
Eletroportáteis: leve retração
No último trimestre de 2015, comparado com o mesmo período do ano anterior, o mercado de eletroportáteis demonstrou retração de 7,2% em volume de vendas e 3% em faturamento. Em relação ao preço, houve aumento de 6,5% no preço médio. Essa pequena queda no mercado foi influenciada principalmente por algumas categorias como ventiladores, fritadeiras elétricas e também por cafeteiras expressas que seguem direção oposta ao mercado. Porém, categorias como os preparadores de alimento, ferros, sanduicheiras e aspiradores de pó, seguem as tendências de retração de mercado.
Telecom
O faturamento da categoria de Telecom retraiu 15% em comparação com o último trimestre de 2014. Entretanto ainda apresentou crescimento de 20% em relação ao terceiro trimestre de 2015. Smartphones continuam sendo o principal produto desta categoria, e também apresentaram resultado negativo com retração de 13% em relação ao ano passado com crescimento de 21% comparado com o trimestre anterior. 
As vendas de Black Friday foram importantes para este trimestre, entretanto o Natal foi inferior ao de 2013 e 2014. Foram diversos os motivos para essa retração, como o aumento dos impostos para esta categoria e também o impacto da desvalorização do Real impactando o preço ao consumidor final. 
Material de escritório e periféricos
No quarto trimestre de 2015, o mercado brasileiro de material de escritório apresentou retração em faturamento de 6% comparado com o mesmo período do ano anterior. O segmento Jato de Tinta para as Multifuncionais ganha espaço na cesta e representa aproximadamente metade do faturamento do mercado. Enquanto em Impressoras o segmento permanece estável. Já o segmento de impressão a Laser tem contribuição negativa tanto para Impressoras como Multifuncionais. 
Acessórios de computadores, como Mouses, Teclados e Câmera, Passadores de Slides, etc, também apresentam estabilidade, em relação ao mesmo período do ano passado.  Importante ressaltar que o mercado de Tecnologia da Informação também apresenta tendências negativas no mesmo período de análise.
Linha Marrom 
A linha marrom também apresentou retração no período. A queda foi de 23% no faturamento comparado com o mesmo período de 2014. As categorias que mais influenciaram na queda foram TVs de tela fina e a linha de Áudio. Entretanto, as Caixas Portáteis Bluetooth apresentaram crescimento em relação ao último trimestre de 2014. Esse segmento foi impulsionado pela redução do preço médio devido à mudança de mix dos produtos com a introdução de itens de entrada e o aumento no número de marcas presentes nesse mercado.
Linha branca
O faturamento da Linha Branca apresentou queda de 20% no quarto trimestre do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. 
Retração em todas as categorias, mas, Refrigeradores (-25%) e Fornos e Fogões (-21%), as mais representativas do segmento, foram as principais responsáveis pelo resultado negativo.
Tecnologia da Informação
No quarto trimestre de 2015, as movimentações em tecnologia da informação mantiveram as tendências apresentadas ao longo do ano e fecharam o ano com retração no faturamento. A categoria de Computadores Portáteis é a mais importante e, portanto, a responsável pela contribuição negativa do mercado de Tecnologia da Informação. Computadores de Mesa e Monitores apresentam a mesma tendência acompanhada ao longo de 2015 e fecharam o ano com resultado negativo em faturamento frente ao mesmo período do ano anterior cerca de dois menores cada segmento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima